quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os oito odiados

Falar de Quentin Tarantino é falar de um cinema recheado de autenticidade, bons roteiros, violência e desenvolvimento de personagens. Este oitavo filme, do diretor e roteirista, segue todos esses quesitos apontados, aventura-se novamente pelo gênero faroeste e traz, como sempre, referências aos seus trabalhos anteriores.
 
Com uma forte aura de "Cães de Aluguel", o longa tem uma premissa simples, que é montada em forma de capítulos, de tal forma que o espectador se surpreenda em sua conclusão. O ritmo é lento. Na primeira metade não acontece muita coisa e o filme se arrasta com alguns de seus personagens dentro de uma carruagem em plena nevasca, pouco após a Guerra Civil Americana (1861-1865).
 
Tarantino constrói, por meio de uma belíssima fotografia, um clima sombrio e misterioso na primeira hora. Com ótimos diálogos e com uma trilha sonora de Ennio Morricone que valoriza o suspense, ele apresenta ao espectador cada um dos tais odiados de maneira plural (apesar de terem mais presenças de cena, Samuel L. Jackson e Jennifer Jason Leigh são os destaques da trupe). Não há nenhum herói na trama, mas todos possuem características sociais e motivações diferentes.    
 
O longa começa a engrenar, de fato, quando a tal carruagem para em uma cabana, local onde todos 'oito' ficam confinados à espera do término da forte nevasca. É aí que Tarantino destila seu veneno: com ótimos e divertidos diálogos, reviravoltas e revelações interessantes além de momentos de extrema violência. Tudo é filmado ao seu estilo, há travellings circulares, flashbacks, câmera ora estática ora com movimentos bruscos, jogo de edição e um sangrento clímax pra lá de apoteótico.
 
"Os oito odiados" não é o melhor filme do diretor, apesar de cumprir o que promete em quase três horas de duração, para o agrado de seus fãs.
 
Os oito odiados (The Hateful Eight)
2015, EUA - 167 minutos
Faroeste
Direção: Quentin Tarantino 
Roteiro: Quentin Tarantino 
Elenco: Bruce Dern, Jennifer Jason Leigh, Kurt Russell, Michael Madsen, Samuel L. Jackson, Tim Roth, Walton Goggins, Belinda Owino, Channing Tatum
Cotação: * * * *
 
Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * * *
- Romance: *
- Fantasia: * 
- Ação / Aventura: * *
- Policial: * *
- Suspense: * * *   
- Sexualidade: *
- Escatologia: * * *   
- Violência: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário