quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Roubo nas alturas

Quando digo que um filme é ‘sessão da tarde’ não quer dizer que ele seja ruim, mas, sim, assistível de uma forma descompromissada. Geralmente, produções que insistem na utilização de clichês batidos ou que possuam premissas convencionais preenchem o requisito para se exibir nesse circuito de ‘passatempo’.

“Roubo nas alturas” é mais um longa que deverá ser cansavelmente reprisado nos horários matinais das emissoras de televisão. O filme não é ruim e tão pouco bobo, mas é bem dirigido por Brett Ratner (“A hora do rush” e “X-Men 3”) e inteligentemente divertido.

À primeira vista, há uma desconfiança sobre a intelectualidade da história e da reunião de ícones da comédia pastelona. E não é por menos, já que a trama fala de ex-funcionários de um prédio de luxo em Nova Iorque que decidem, por vingança, assaltar a cobertura de um milionário (Alan Alda) que ‘estelionatou’ os empregados. O problema é que a desajeitada trupe, liderada pelo ex-gerente Josh Kovaks (interpretado pelo bom Ben Stiller que, aqui, está longe de forçar caretas), nunca praticou tal ato e eles pedem ajuda a um criminoso de quinto escalão (vivido por Eddie Murphy) para realizar o ‘roubo nas alturas’.

O grande barato é que o diretor Brett Ratner valorizou o desenvolvimento dos personagens e deixou os clichês do tema bem amarrados e atrativos. Além disso, o cineasta preferiu utilizar o humor situacional com boas sacadas ao invés do besteirol, o que deixou o filme ainda mais interessante sem perder o humor inteligente e a postura de historias de grandes roubos. Claro, existem as atrapalhadas da patota, mas são mais em função da inexperiência e da inocência no assunto do que piadas que forçam o riso.

Além do excelente elenco (Murphy e a ‘preciosa’ Gabourey Sidibe sempre ‘roubam’ a cena) e da trama bem organizada, outro fator contagiante é a trilha sonora pontual de Christophe Beck, que não sairá da cabeça do espectador após os créditos finais. Enfim, “Roubo nas alturas” é uma grata surpresa e entretém na medida certa.

Roubo nas Alturas (Tower Heist)
EUA, 2011 - 104 minutos
Aventura / Comédia 
Direção: Brett Ratner
Roteiro: Ted Griffin, Jeff Nathanson
Elenco: Ben Stiller, Eddie Murphy, Casey Affleck, Alan Alda, Matthew Broderick, Téa Leoni, Michael Peña, Gabourey Sidibe
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *