quinta-feira, 30 de maio de 2013

O impossível

Clint Eastwood já havia encenado a tragédia do tsunami na Ásia, em 2004, mas o diretor mostrou apenas a força da água como coadjuvante no longa “Além da vida”. Em “O impossível”, filme que resgata a temática, amplia ainda mais os trágicos acontecimentos e eleva o impacto e a emoção para níveis astronômicos.

A estória, inspirada em fatos reais, fala de uma família Britânica que vai passar as férias em um resort na Tailândia e é surpreendida por um tsunami devastador. A onda separa o casal e filhos e, quando as águas abaixam, Maria (Naomi Watts - em grande atuação) sobrevive e começa a procura por seus parentes em meio ao caos.

“O impossível” recria a tragédia com tanta perfeição de detalhes que a sensação que temos é de que o filme foi feito no momento do acontecimento. O longa emociona em diversas camadas dramáticas ao longo da projeção e o faz muito bem, como o realismo da destruição (incluindo a espetacular cena do tsunami), a solidariedade do humilde povo tailandês, a esperança e o sofrimento dos protagonistas e, sobretudo, o clímax arrepiante.

O diretor Juan Antonio Bayona (“O Orfanato”), que faz uma obra digna de Oscar, trabalha a narrativa com ritmo tão intenso que, mesmo sabermos como tudo termina, ainda ficamos com a sensação de mistério em relação ao desfecho dos fatos, o que valoriza ainda mais o fator emocional. Outro detalhe que enriquece o drama, além da trilha sonora pontual, é o tratamento da tragédia que chega a ser perturbadoramente poético em alguns momentos, como na ‘cosmética da destruição’, nos contrastes sociais e étnicos, na solidariedade e na força de Maria que inspira o título do filme.

Ainda que fique a curiosidade de ver mais versões sobre o acontecimento para explicar as poucas pontas soltas, o longa cumpre o que promete e faz refletir sobre as dores e os papeis sociais que os grandes desastres causam nas pessoas. Impossível não ficar com olhos marejados!

O impossível (The Impossible)
Espanha, 2012 - 107 min.
Drama
Direção: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Sergio G. Sánchez
Elenco: Ewan McGregor, Naomi Watts, Geraldine Chaplin, Marta Etura, Tom Holland, Sönke Möhring, Oaklee Pendergast, Samuel Joslin
Cotação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário