quarta-feira, 5 de março de 2014

O Grande Heroi

Assim como diversas novas tecnologias que precisam de algum tipo de confronto para serem testadas, o gênero guerra precisa se inspirar em novos eventos com diferentes pontos de vistas para não cair na mesmice. “O Grande Heroi” não foge dos tradicionais clichês (e patriotismo), mas se destaca por apresentar novas situações que são trabalhadas de forma criativa e de ação pouco convencional.

A trama, baseada em fatos reais, gira em torno de quatro soldados norte-americanos que foram designados a matar um membro da Al-Qaeda na batalha do Afeganistão, em 2005. O problema é que algo não planejado comprometeu a missão fazendo com que todos sejam caçados pelos inimigos, obrigando-os a lutarem pela sobrevivência sob forte fogo cruzado.

O filme é mais realização que mérito narrativo e, portanto, a direção de Peter Berg é o ponto alto da produção ao proporcionar sequências de guerra intensas, com nível elevado de nervosismo e com ritmo de tirar o fôlego. Além disso, a eficiente dramaticidade, aliada as boas fotografia e trilha sonora, imprime um realismo incrível principalmente dos 40 minutos em diante de ininterrupta ação (a cena em que soldados despencam de uma montanha rochosa é extraordinária!).

“O Grande Herói” oferece boas doses de tiroteios e muita tensão. Fazia tempo que não aparecia um filme do gênero tão impactante e emocionante como este. Certamente, é um dos melhores filmes de guerra desde “O Resgate do Soldado Ryan” e “Atrás das Linhas Inimigas”.

A título de curiosidade, a tal operação retratada aqui, nomeada de 'Red Wings', é considerada um dos maiores fracassos militares nos Estados Unidos naquela época.

O grande herói (Lone Survivor)
2013, EUA – 121 minutos
Guerra
Direção: Peter Berg
Roteiro: Peter Berg
Elenco: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Alexander Ludwig, Ben Foster, Emile Hirsch, Eric Bana, Jerry Ferrara, Nicholas Patel, Sammy Sheik, Scott Elrod, Sterling Jones, Yousuf Azami
Cotação: * * * *

Termômetro:
- Humor: *
- Drama: * * * *
- Romance: *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: * * * * *
- Policial: *
- Suspense: * * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: * *
- Violência: * * * *
- Efeitos especiais: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário