quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Boyhood - Da Infância à Juventude

“Boyhood - Da Infância à Juventude” é um filme longo, tem uma história simples e sem reviravoltas, mas é ousado. É o típico longa em que os fanáticos por cinema 'de arte', principalmente aqueles que são fãs da pegada experimental, vão conseguir captar com mais facilidade a essência deste longa dirigido por Richard Linklater.

Com tantas características narrativas que desfavorecem ou que fogem da linha comercial, “Boyhood” consegue ser encantador ao expor uma trama trivial fragmentada numa espécie de 'cápsula do tempo' que mostra o crescimento e o ponto de vista do protagonista Mason (interpretado pelo talentoso Ellar Coltrane) dos 6 aos 18 anos de idade.

Durante esse tempo, o garoto presencia inúmeras situações peculiares que acontecem na vida de várias crianças, que vão de dramas familiares, o relacionamento com os pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette estão ótimos em seus papéis), da dificuldade em lidar com diferentes padrastos e, claro, de viver momentos de seu amadurecimento que passam pela adolescência até a fase adulta.

O mais legal da produção é que foram 12 anos de filmagem com o mesmo elenco e ver todos eles envelhecendo é uma experiência interessante. E não é só isso. O filme tem um apuro técnico impecável, sobretudo da fotografia, do roteiro e da montagem, que ajuda a narrativa a transmitir o que mais temos e que menos damos importância: a vida e o tempo.

Boyhood - Da Infância à Juventude
EUA, 2014 - 163 minutos
Drama
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater, Nick Krause, Sam Dillon, Evie Thompson
Cotação: * * * *

Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * * * * *
- Romance: * *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: *
- Policial: *
- Suspense: *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário