segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O Touro Ferdinando

“O Touro Ferdinando”, animação da Blue Sky dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (“A Era do Gelo” e “Rio”), traz um carismático protagonista que detesta desavenças e adora cheirar flores e ser amável com o próximo. Ao fugir de uma fazenda especializada na criação de touros, Ferdinando encontra afeto na família de uma garotinha, humana com quem vive uma grande amizade. Depois de crescer e se tornar um touro imenso, sem querer, Ferdinando causa alguns problemas que o faz retornar para o local em que nasceu onde irá reviver imbróglios de seu passado.

O longa é baseado no conto “The Story of Ferdinand” publicado em 1936 pelo autor norte-americano Munro Leaf. Curiosamente, é a mesma fonte de inspiração do curta “Ferdinando, o Touro” premiado pelo Oscar que a Disney lançou em 1938.
 
O roteiro discute as famosas questões sobre valores familiares, a importância da amizade e faz uma crítica à intolerância, que irá confrontar o protagonista durante toda a trama. A narrativa trabalha bem esses assuntos no primeiro ato, que também é a parte mais criativa e divertida do filme ao equilibrar boas piadas textuais com ótimo humor situacional.
 
A partir do segundo ato, o roteiro se mostra frágil no desenvolvimento de algumas situações e de personagens secundários. Com isso, a produção se arrasta em furos, na previsibilidade das ações e em gags exageradamente infantis, comicidade que poderá agradar a criançada, mas nem tanto aos adultos.
 
O visual caricaturado diverte, porém não impressiona já que sua estética carece de texturas que poderiam contribuir para a beleza do longa (tudo é muito liso e de aparência borrachuda). No fim, ainda que não tenha tanta profundidade dramática, “O Touro Ferdinando” consegue entreter e transmitir sua bela mensagem que inclui, também, uma apreciação a favor da defesa dos animais em touradas.
 
O Touro Ferdinando (Ferdinand)
2017, EUA – 106 minutos
Animação / Infantil
Direção: Carlos Saldanha
Elenco: John Cena, Kate McKinnon, David Tennant
Cotação: * * *