sábado, 7 de abril de 2012

À toda prova

“À toda prova” não trás nada de novidade. É um filme ‘mais do mesmo’ com trama convencional e previsível repleta de clichês do gênero ‘trillher de espionagem’. E com tudo isso contra, o longa consegue ser chamativo. O que segura a produção não é o jeito como a história é contada, mas a maneira como ela é construída, o que deixa os méritos para o diretor Steven Soderbergh.

O filme é mais um de âmbito comercial do diretor que tem a pretensão apenas de entreter o espectador e o faz com eficiência. A começar pela curta duração de 88 minutos, o ótimo elenco, o ritmo ágil, situações bem orquestradas e temas, apesar de batidos, que sempre chamam a atenção por suas reviravoltas.

A narrativa acompanha a agente de operações militares (administrado por um grande empresário norte-americano), Mallory Kane (Gina Carano – está ótima no papel) que se vê envolvida em intrigas por seus superiores que a fazem ser uma criminosa procurada pela polícia e por membros de sua própria equipe. Ela não vai deixar por menos e busca vingança contra todos que traíram sua confiança.

“À toda prova” não tem muito a cara de Soderbergh. A impressão que se tem, para quem conhece o estilo do cineasta, é que alguém o desafiou a fazer um filme mais aventuresco e ele topou. O diretor reuniu seus colegas de trabalho – o roteirista Lem Dobbs já trabalhou consigo em “O estranho”, o produtor Gregory Jacobs já o acompanhou em “Contágio” e “Bubble” e o cara da trilha sonora, David Holmes, assinou a música de “Irresistível paixão” –, escolheu elenco carismático e pronto! Está aí seu primeiro filme de ‘ação de pancadaria’.

O longa não seria interessante se não tivesse o olhar cinematográfico de Soderbergh. Além da edição não linear que faz a história soar como um quebra cabeça, a produção é tecnicamente caprichada, com bela fotografia, enquadramentos que realçam a beleza das locações, movimentos de câmera sutis e cenas de ação pontuais e realistas, principalmente nas perseguições ‘gato-e-rato’ labirínticas e lutas ‘estilo Bourne’, que são cruas e impressionantes.

Nikita, Jason Bourne, Ethan Hunt e James Bond ficariam felizes em aceitar Mallory Kane no grupo dos espiões mais ‘fodas’ do cinema. Soderbergh prova que é capaz de fazer filmes bacanas e bem feitos com enredos simples e saturados. Basta ter ideias interessantes na cabeça e dizer ‘luz, câmera e ação’.

À toda prova (Haywire)
EUA, 2012 – 88 minutos
Ação
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Lem Dobbs
Elenco: Gina Carano, Bill Paxton, Antonio Banderas, Michael Angarano, Ewan McGregor, Julian Alcaraz, Michael Douglas, Michael Fassbender, Aaron Cohen.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *