quarta-feira, 7 de maio de 2014

Caçadores de obras-primas

Baseado em fatos reais, "Caçadores de obras-primas" tem um tema importante e pouco explorado se tratando de 'dramas de guerra': a recuperação de obras de arte roubadas pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. O assunto é memorialista de suma importância histórica, pena que o filme não faz tão jus a isso.

Ainda que tenha elenco de primeira e o bom George Clooney na direção, o longa se arrasta na primeira hora e desenvolve pouca as situações propostas. Inclusive, em alguns momentos, parece haver uma indefinição de gêneros quando a trilha sonora passa a inserir tons de 'comédia pastelão' onde não há situações para isso. Há, sim, um humor em certas cenas, mas é bem rasteiro o que não justifica a inserção da trilha.

Após o lenga-lenga inicial, o filme melhora consideravelmente em sua segunda metade ao mostrar a caçada às tais obras do título em um ritmo mais contagiante. A dramaticidade ganha contornos mais intensos e os mistérios da temática se desvendam de forma interessante.

"Caçadores de obras-primas" é bem produzido, tem diálogos inspirados sobre a importância da arte e suas ambientações e a 'fotografia da destruição' são fieis ao caos da guerra, porém é pouco emblemático e poderia ser mais emocionante. A produção é como um museu de história, é conservador e fascina pelo passado, mas não te cativa a retornar tão cedo. Quem for encarar o filme como aventura, certamente, se decepcionará.

Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men)
EUA / Alemanha, 2014 - 118 minutos
Drama / Guerra
Direção: George Clooney
Roteiro: George Clooney, Grant Heslov
Elenco: George Clooney, Matt Damon, Cate Blanchett, John Goodman, Bill Murray, Jean Dujardin, Hugh Bonneville, Bob Balaban, Dimitri Leonidas, Justus von Dohnányi, Holger Handtke
Cotação: * * *

Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * * *
- Romance: *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: * *
- Policial: *
- Suspense: * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário