sexta-feira, 25 de maio de 2012

A filha do mal

Atualmente, uma fórmula que está saturada no cinema é àquela que fez sucesso em “A Bruxa de Blair” (1999), em que os realizadores utilizam a linguagem do documentário experimental a partir de imagens achadas para dar uma atmosfera hiper-realista à narrativa. De lá para cá, algumas produções do gênero tentaram repetir a façanha e somente “A filha do mal” conseguiu obter certo êxito crítico.

Os principais atrativos são os exorcismos, um dos temas mais cools, batidos e assustadores da sétima arte. A trama, inspirada em fatos reais (mais um argumento para assustar o público), fala de uma mulher que decide rodar um documentário sobre a insanidade de sua mãe, que havia matado três pessoas durante um ritual exorcista. Para descobrir a verdade, Isabella (bem interpretada pela brasileira Fernanda Andrade) e sua equipe de filmagem vão à Itália para investigarem o caso e se envolvem numa série de eventos demoníacos.

Esse estilo, que também é visto em “Cloverfield”, “Atividade Paranormal” e “Apollo 18”, é, de certo modo, incômodo, pois há sempre imagens trêmulas (às vezes pouco nítidas), o tamanho de tela é reduzido e ângulos de câmeras podem desagradar por simular amadorismo. No entanto, se o objetivo do filme se cumpre, essas características se tornam contagiantes, caso contrário, o longa pode ficar insuportável.

De fato, “A filha do mal” se mostra eficientemente amedrontador ao coreografar as cenas de terror. As bizarrices e os elementos paranormais das sequências impressionam pelo realismo e garantem bons momentos de tensão e sustos, méritos para o diretor e roteirista William Brent Bell (“Stay Alive - Jogo Mortal”) que comanda a produção.

O que pode deixar o espectador impaciente é a ‘falta de um final’ (se são imagens resgatadas, não há uma conclusão) e a demora nas aparições ‘exorcísticas’. No geral, o resultado é satisfatório e cumpre o que promete. E o sucesso é real: os discretos um milhão de dólares de orçamento se tornaram assustadores US$ 101 milhões de faturamento nas bilheterias ao redor do mundo.

A filha do mal (The Devil Inside)
EUA, 2012 – 83 minutos
Terror
Direção: William Brent Bell.
Roteiro: Matthew Peterman, William Brent Bell.
Elenco: Fernanda Andrade, Les Mahoney, Talyan Wright, D.T. Carney, Preston James Hillier, Brian Johnson, Ionut Grama, Bonnie Morgan, Evan Helmuth, Simon Quarterman, Suzan Crowley, Suzanne Freeman.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *