quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os Mercenários

Depois de algum tempo parado, o canastrão Silvester Stallone voltou a protagonizar, além de dirigir, produzir e escrever, filmes de ação, como “Rambo IV” e “Rocky Balboa”. “Os mercenários” foi muito badalado na imprensa brasileira e não foi por menos, já que parte das filmagens aconteceu no Brasil, precisamente no município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

A princípio, “Os mercenários” chama a atenção pelo elenco espetacular com nomes consagrados do gênero (há pontas de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger), o que dá a entender que teremos um filme aventuresco ‘fodástico’.

De fato, é um longa que transmite certa empolgação, já que propõe uma virilidade que nos remete aos thrillers simplistas de ação desenfreadas dos anos 80, como “Jogo Bruto”, “Comando para Matar” e “Condenação Brutal”.

O roteiro é ruim e o argumento que move a trama é piegas, mas isso pouco importa, já que queremos ver muitas explosões e pancadaria dos anti-herois protagonistas. Como o longa homenageia filmes oitentistas, Stallone trabalha bem os clichês do gênero de uma forma que o ritmo nunca cai.

O filme cumpre o prometido, tem sua imponência na testosterona e pode ser empolgante para quem curte esses ‘esquadrões de mercenários’ que envolvem narcotraficantes, mocinha em perigo, missões suicidas etc. 

Os mercenários (The Expendables)
EUA, 2010 - 103 minutos
Ação
Direção: Sylvester Stallone
Roteiro: Dave Callaham, Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, David Zayas, Giselle Itié, Gary Daniels, Terry Crews, Mickey Rourke
Cotação: * * *