terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lanterna Verde

O universo de herois de histórias em quadrinhos nas telonas parece estar saturado. Isso não significa que uma nova produção desse subgênero seja ruim, mas digo saturação no sentido coletivo em abordar semelhanças de ideais, do bom humor, dos superpoderes e dos clichês de identificação dos personagens para com o público. “Lanterna Verde” é mais um longa que segue essa cartilha e diverte o público, porém é outro ‘mais do mesmo’ quando o assunto é cinema.

A história fala do piloto de aviões Hal Jordan (Ryan Reynolds - até que se esforça, mas não consegue ser carismático) que foi escolhido por um alienígena para ser o guardião de um estranho anel que lhe dá poderes. Sendo assim, Jordan se torna o Lanterna Verde e se junta a Tropa dos Lanternas Verdes, uma irmandade de guerreiros que mantém a ordem intergaláctica que lutam contra ameaças espaciais, como o temido Parallax.

“Lanterna Verde”, criado em 1940 por Marton Nodell e Bill Finger e com direitos atrelados a editora DC Comics, era vivido, inicialmente, por Alan Scott. Desde a sua criação, surgiram várias versões do heroi com outros ‘pseudônimos’. Aqui, de acordo com as HQs, Hal Jordan, criado em 1959 por John Broome e Gil Kane, foi o segundo Lanterna Verde, o primeiro humano a figurar na tal tropa e, por isso, foi o escolhido para protagonizar essa adaptação.

“Lanterna Verde” é um filme para os fãs. Como produto cinematográfico, o longa pode ser uma perda de tempo para aqueles que não conhecem o heroi, pois tem um fraco roteiro que desenvolve mal os personagens (principalmente no foco dos vilões Hector Hammond e Parallax), há flashbacks inúteis na trama, tem exagero visual pouco original como ficção científica/fantasia e não traz nenhuma novidade.

A produção procura dar ‘vida’ ao complexo universo alienígena do heroi e os efeitos gráficos multicoloridos cumprem o que prometem, ainda que tenham algumas situações visuais que poderiam ser melhores. Embora sejam convencionais, as cenas de ação divertem, principalmente pelos elementos criados pelo anel. Enfim, o filme entretém, mas é pouco surpreendente.

Lanterna Verde (Green Lantern)
EUA, 2011 - 114 minutos
Ação / Ficção científica
Direção: Martin Campbell
Roteiro: Greg Berlanti, Michael Green, Marc Guggenheim, Michael Goldenberg
Elenco: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard, Mark Strong, Tim Robbins, Angela Bassett, Jay O. Sanders, Taika Waititi, Temuera Morrison, Geoffrey Rush, Michael Clarke Duncan.
Cotação: * * *