domingo, 11 de novembro de 2012

Resident Evil (Quadrilogia)

Inspirado em filmes de ‘mortos-vivos’ de George A. Romero e baseado em um game da Capcom criado por Shinji Mikami nos anos 90, “Resident Evil” foi um achado para o cinema por ter temas que se diluem de uma forma interessante nas telonas, principalmente por juntar ficção científica e terror de zumbis.

De acordo com os fãs do jogo, não há muita fidelidade na adaptação em relação à história e aos personagens, porém o longa contém muitos dos elementos com compõem a atmosfera do game. Como nunca joguei tal entretenimento, apreciarei a quadrilogia como um produto cinematográfico, evitando, assim, quaisquer comparações entre as mídias.

A trama coloca a personagem Alice (Milla Jovovich – competente e muito ágil para o gênero ação) como o fio condutor de toda a saga. A protagonista faz parte de um projeto da Corporação Umbrella, um laboratório secreto subterrâneo que realiza experiências genéticas ilegais. Após um acidente em que um vírus letal se espalha pelo laboratório, uma equipe de segurança é enviada para o local e descobre que o tal vírus transformou todos alí em zumbis. Com o passar dos filmes, a história nos revela conspirações políticas e um interesse maior da corporação para com a cobaia Alice.

Toda a série possui um alto grau de absurdo, mistério, bizarrices (tais como a aplicação exagerada do sobrenatural, os diferentes monstros que aparecem a cada produção e as aparições dos cães mutantes) e muitas elipses (saltos entre um acontecimento e outro) entre os longas, o que faz o roteiro apresentar furos e de sempre forçar o espectador a engolir as faltas de explicações.

O desequilíbrio de conteúdo ou a falta de atenção para se evitar deslizes ou a pressa dos realizadores em faturar com o projeto são os pontos que culminaram a saga em insucessos de crítica. Para que os filmes não sejam ‘desperdícios de tempo’, basta o espectador deixar de lado os defeitos narrativos e se ligar apenas no suspense e na ação eletrizante.

Olhando para o lado mais técnico, a saga não decepciona, pois em todos os longas há peculiaridades dos gêneros já citados que mantêm a tensão e ritmos em graus satisfatórios. Além disso, a série conta com boas trilhas sonoras ‘rock-eletrônicas’, inúmeras e interessantes tomadas em câmeras lentas além de altas doses de horror e tiroteios com efeitos visuais de qualidade. O destaque são esses quesitos que proporcionam visuais bacanas e estilos de pancadarias diferentes a cada novo filme lançado.

O primeiro longa colocou o tema zumbi em ambiente high tech e investiu no suspense claustrofóbico. O segundo (o mais fraco deles) disseminou mais o assunto principal com ações em ambientes externos e com destruições urbanas. O terceiro trouxe o sol quente e atmosfera apocalíptica que lembram muito “Mad Max”.

Já a quarta parte se inicia de maneira ‘matrixiana’ e depois nos remete a “Madrugada dos Mortos” durante quase toda a projeção, em que um grupo de sobreviventes fica ilhado em um prédio cercados de zumbis. Gravado em 3D, o quarto filme é ainda mais cool e empolgante, o que faz ter o melhor visual de toda a saga.

A interseção entre os filmes é o diretor aficionado por games Paul W.S. Anderson (“Mortal Kombat”, “Alien vs Predador”, entre outros), que roteirizou e produziu todos da série e dirigiu o primeiro e o quarto. Se a saga é um completo lixo, os deméritos se devem a ele (e sua equipe) mas, se a quadrilogia te desperta algum tipo de interesse que o mantém ligado nos longas, então divirta-se com a quinta parte da saga.

Resident Evil - O Hóspede Maldito (Resident Evil)
EUA, 2002 – 100 minutos
Ação / Terror
Direção: Paul W.S. Anderson
Roteiro: Paul W.S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Michelle Rodriguez, Eric Mabius, James Purefoy, Martin Crewes
Cotação: * * *

Resident Evil: Apocalipse (Resident Evil: Apocalypse)
EUA, 2004 – 94 minutos
Ação / Terror
Direção: Alexander Witt
Roteiro: Paul W.S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Oded Fehr, Thomas Kretschmann, Sophie Vavasseur, Ashford Razaaq Adoti, Jared Harris, Mike Epps, Sandrine Holt, Matthew G. Taylor
Cotação: * *

Resident Evil 3: A Extinção (Resident Evil: Extinction)
EUA, 2007 – 94 minutos
Ação / Terror
Direção: Russell Mulcahy
Roteiro: Paul W.S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Ali Larter, Oded Fehr, Ashanti, Iain Glen, Mike Epps, Spencer Locke, Matthew Marsden
Cotação: * *

Resident Evil 4: Recomeço (Resident Evil: Afterlife)
EUA, 2010 – 97 minutos
Ação / Terror
Direção: Paul W.S. Anderson
Roteiro: Paul W.S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Ali Larter, Kim Coates, Shawn Roberts, Sergio Peris-Mencheta, Spencer Locke, Boris Kodjoe, Wentworth Miller
Cotação: * * *