sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Capitão América - O Primeiro Vingador

Com tantas produções adaptadas de histórias em quadrinhos, finalmente, surgiu o filme do Capitão América com o selo Marvel, uma das editoras mais populares do segmento. O emblemático capitão, criado por Joe Simon e Jack Kirby, em 1941, que também é uma refilmagem de produções anteriores (1944, 1979 e 1990), ganha as telonas de uma forma convencional, porém divertida ao seguir à risca a cartilha do ‘gênero’.
 
O franzino Steve Rogers (Chris Evans) aceita ser cobaia de uma experiência que visa criar o supersoldado norte-americano para combater os nazistas e, também, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving). Antes de entrar em ação, o agora patola Rogers é chamado de Capitão América e é usado como garoto-propaganda do exército para valorizar o investimento do país na Segunda Guerra e, também, levantar a estima dos combatentes.
 
O roteiro recicla clichês dos ‘herois de HQs no cinema’ (o bom humor, a mocinha, o uso dos superpoderes e o ufanismo à la “Os Caçadores da Arca Perdida”) e trabalha bem o protagonista conforme suas raízes e sua ambientação (destaque na propaganda ‘pró guerra’). No papel principal, Chris Evans está bem como Capitão América e sua irreverência está longe da canastrice do Tocha Humana em “O Quarteto Fantástico”.
 
Enquanto a parte técnica se sobressai nos figurinos, na direção de arte e nos bons efeitos visuais e sonoros, “Capitão América” derrapa no romance forçado, nos curtos momentos de ação (poderia ter dado mais ênfase nas cenas de guerra) e por desenvolver pouco o vilão. Aqui, o coadjuvante Howard Stark, pai do Homem de Ferro, ganha mais espaço que o Caveira Vermelha, que merecia ter menos mistério sobre suas origens.
 
“Capitão América - O Primeiro Vingador” não decepciona e é a melhor adaptação sobre o heroi, mas, por ser ‘mais do mesmo’, não se destaca entre seus ‘irmãos’ “Hulk”, “Homem de Ferro” (o melhor deles) e “Thor”. A impressão é que o filme parece ter sido feito com certa pressa para que seja lançado antes do tão esperado “Os Vingadores”, que reúne esses famosos herois da Marvel.
 
Capitão América - O Primeiro Vingador (Captain America - The First Avengers)
EUA, 2011 - 124 minutos
Aventura
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Chris Evans, Hugo Weaving, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Dominic Cooper, Tommy Lee Jones, Stanley Tucci, Richard Armitage, Toby Jones, Neal McDonough, Derek Luke, Kenneth Choi, JJ Feild, Bruno Ricci, Lex Shrapnel, Michael Brandon, Martin Sherman, Natalie Dormer
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário