segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Invocação do mal

Filmes de terror baseados em fatos reais ganham contornos mais assustadores e isso se aplica em “Invocação do mal”, uma produção cuja narrativa é inspirada nos trabalhos de um casal que estudava a paranormalidade e possessões demoníacas nos anos 70. Aqui, eles são chamados para investigarem o caso de uma família recém mudada para uma velha casa que se vê aterrorizada por um espírito.

No ponto de vista cinematográfico, “Invocação do mal” não traz nada de novo. Tudo o que se vê já foi mostrado pela sétima arte. Entretanto, o diferencial em relação a outros semelhantes é o enredo interessante e sua realização eficiente. É difícil de ver um exemplar de terror conseguir um equilíbrio ímpar ao mesclar estilos e clichês do gênero.

A direção de James Wan (“Jogos Mortais”) e a criatividade na interação de elementos convencionais como exorcismo, casa antiga mal-assombrada, espíritos malignos, paranormalidade e tomadas em primeira pessoa (como “A Bruxa de Blair”) são as grandes virtudes da produção. Wan conduz a trama com segurança, trabalha o ‘lugar-comum’ com inteligência e valoriza a dramaticidade dos eventos até culminar em situações consideravelmente assustadoras sem apelar para a sanguinolência.

As cenas de suspense são muito bem montadas e a fotografia fria de poucas cores, aliada a boa direção de arte, ajuda a proporcionar tensão ao criar uma atmosfera amedrontadora. Isso, claro, intensifica as inúmeras sequências de imprevisíveis sustos. O roteiro também se destaca ao minuciar o trabalho do casal de investigadores paranormais e evita o enfoque no mérito religioso, ainda que tenha de utilizar deste argumento no arrepiante clímax.

Vale lembrar, também, da atuação do ótimo elenco encabeçado por Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor e Ron Livingston que estão convincentes em seus papéis. “Invocação do mal” é, sem dúvida, um dos melhores exemplares de terror dos últimos anos. Se não fosse a falta de originalidade (que não compromete em nada no resultado final), diria que o filme seria um marco do gênero.

Invocação do Mal (The Conjuring)
EUA, 2013 - 112 minutos
Terror
Direção: James Wan
Roteiro: Chad Hayes, Carey Hayes
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston, Shanley Caswell, Hayley McFarland, Joey King, Mackenzie Foy
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário