segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Jason Bourne

Jason Bourne está de volta! Após 9 anos desde "O ultimato Bourne" (descarto o fraquíssimo "O legado Bourne"), a cinessérie retorna com muito fôlego e com um Matt Damon ainda em forma para ação.

A direção deste quarto longa fica a cargo do ótimo Paul Greengrass que traz, novamente, seu estilo de filmagem que tanto fez sucesso nos dois últimos "Bournes" para nos proporcionar entretenimento de qualidade. Com a câmera sempre inquieta, cortes rápidos (mas nunca confusos) e ritmo ágil, o cineasta é um mestre na construção de tensão e aqui ele não decepciona nas boas sequências de perseguição, embora nenhuma seja surpreendente.

O roteiro, também escrito por ele, contextualiza a trama (até Edward Snowden é mencionado) e mostra um lúcido Bourne se que é perseguido por um diretor da Cia que teme um novo vazamento de dados sobre o passado da agência.

Destaques para Tommy Lee Jones e Vincent Cassel, os vilões da vez. Em contrapartida, é uma pena que Alicia Vikander esteja em um piloto automático e mal aproveitada.
 
Jason Bourne
2016, EUA - 123 minutos
Ação/Suspense
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Christopher Rouse, Paul Greengrass, Robert Ludlum
Elenco: Matt Damon, Alicia Vikander, Riz Ahmed, Tommy Lee Jones, Vincent Cassel, Julia Stiles
Cotação: * * *