terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Filmes que devemos estar de olho em 2018

Entre 2015 e 2017, anotei todos os filmes que assisti, cada um com sua respectiva nota (as famosas estrelas). Em 2015, foram 223 longas assistidos, em 2016 foram 180 e 2017 foram 184. Muitos deles eu já sabia o que esperar, outros foram decepcionantes e alguns foram surpreendentes.

Apesar de a maioria das produções lançadas serem medianas (ou seja, recebem 3 ou 2 estrelas), todo o ano se inicia com boas expectativas sobre os lançamentos que estão por vir nos cinemas. Para 2018 não é diferente, principalmente pelo primeiro semestre.
Listei 45 filmes já anunciados e previstos para serem lançados neste ano nos cinemas brasileiros que estão sendo aguardados pelo público em geral. Na relação estão possíveis blockbusters e outras produções que prometem ter alguma qualidade cinematográfica, seja para se levar a sério ou não, como entretenimentos despretensiosos. As datas podem sofrer alterações sem aviso prévio ao longo do ano. Confira: (Fonte: FilmeB)

- Viva - A vida é uma festa (lançamento: 04/01): não há baixas expectativas quando uma produção original Disney/Pixar é anunciada. O filme de animação, que trabalha sobre diversos elementos da cultura mexicana, já figura entre os favoritos nas premiações de 2018, como o Oscar e o Globo de Ouro.
 
- O destino de uma nação (11/01): filme traz o cenário da Segunda Guerra Mundial focando nos primeiros dias de Winston Churchill como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha, que tenta costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista. O longa, cotado nas premiações de início de ano, promete nos entregar a melhor atuação de Gary Oldman.

- Me chame pelo seu nome (18/01): é um dos principais filmes do cinema independente de 2018. O longa, de temática LGBTQ, é o recordista de indicações (6) neste ano ao Independent Spirit Awards e deve ter boa presença no Oscar.

- The Post - A guerra secreta (25/01): filmes de Steven Spielberg devem são sempre aguardados com boas expectativas, sejam projetos fantásticos ou dramáticos como este. A narrativa gira em torno de editores do The Washington Post que recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O longa é mais um que irá figurar nas premiações de 2018. 


- Maze Runner - A cura mortal (25/01): é o filme que fecha uma das trilogia mais bacanas sobre futuro distópico, tema que tem sido explorado nos últimos anos. A produção era para ser lançada no ano passado, mas devido a um acidente com o protagonista Dylan O' Brien no set de filmagens fez o longa mudar de data.

- A forma da água (01/02): o mexicano Guillermo Del Toro não para de nos surpreender com seu cinema que mistura realismo e fantasia. O longa fala sobre o relacionamento entre uma muda e uma criatura fantástica de um laboratório secreto dos EUA, na década de 60. A produção chamou a atenção do público ao conquistar o Leão de Ouro no Festival de Veneza e tem de tudo para trilhar um caminho de sucesso semelhante ao de “O Labirinto do Fauno” (2007), filme que fez o mundo ficar de olho na mente visionária de Del Toro.

- Cinquenta tons de liberdade (08/02): é a adaptação da última parte da trilogia de E. L. James iniciada em Cinquenta Tons de Cinza (2015). Há quem goste dessa série cinematográfica. Se depender do sucesso financeiro dos anteriores, este também poderá ter bom desempenho nas bilheterias.
 
- Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi (15/02): apesar de não ter sido indicado nas categorias principais do Globo de Ouro deste ano, o filme foi elogiado no festival de Cannes e está bem cotado para figurar no prêmio máximo do Oscar, principalmente ao abordar uma história sobre preconceito racial, tema recorrente na premiação.

- Eu, Tonya (15/02): o filme, que conta a conturbada história da patinadora artística Tonya Harding, chamou a atenção pelas atuações poderosas de Margot Robbie e de Allison Janney, ambas estão cotadas nas principais premiações do ano nas categorias de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.

- Lady Bird - A hora de voar (15/02): é o filme de estreia da atriz Greta Gerwig. Aos poucos, a produção tem conquistado o público pela história despretensiosa que narra a jornada de uma jovem de 17 anos à maturidade. Não é atoa que o longa está cotado para aparecer nas principais categorias do Oscar.

- Três anúncios para um crime (15/02): indicado em 3 categorias no Independent Spirit Awards 2018 (Melhor Atriz para Frances McDormand, Melhor Ator Coadjuvante para Rockwell e Melhor Roteiro), o filme tem conquistado o público por seu humor ácido ao narrar a jornada de uma mãe que, em busca de vingança pela morte da filha, executa atitudes incomuns para conseguir o que quer. Outro longa que pode aparecer no Oscar 2018. 

- Pantera Negra (15/02): é o filme abre a temporada dos super-heróis no cinema. É a primeira produção sobre um herói negro produzida pela Marvel Studios. Após a boa recepção do personagem-título em "Capitão América: Guerra Civil" e dos materiais promocionais serem empolgantes, há uma grande expectativa, não só por anteceder "Vingadores: Guerra Infinita", mas por poder revelar a última joia do infinito (joia da Alma).

- Pequena grande vida (22/02): os longas do cineasta Alexander Payne costumam transpirar originalidade e este não é diferente. O trailer fantástico chama a atenção para a questão da sustentabilidade. No entanto, o curioso é vermos a forma como as pessoas se tornam mais sustentáveis: diminuir de tamanho do ser humano para gerar diminuição de lixo e economia das fontes de alimentação e água.

 
- Trama fantasma (22/02): há dois nomes na produção que já valem o ingresso: o diretor Paul Thomas Anderson e o ator Daniel Day-Lewis. Aqui, ambos se aventuram na cena da moda dos anos 50. Os holofotes estão voltados para Daniel Day-Lewis que prometeu se aposentar após o filme. O longa é mais um que deve disputar as categorias principais no Oscar 2018. Será que Daniel encerrará sua carreira com uma quarta estatueta?

- Projeto Flórida (01/03): com indicações de melhor filme e direção (Sean Baker) no Independent Spirit Awards 2018, o longa tem se destacado pelo estilo marginal e pela originalidade ao traçar jornadas distintas entre o mundo cheio de possibilidades e maravilhas de uma criança com o olhar adulto de seus pais que vivem tempos difíceis.

- Operação Red Sparrow (01/03): baseado no best-seller homônimo de Jason MAtthews, o filme coloca Jennifer Lawrence em meio a uma trama de espionagem envolvendo a Rússia e a CIA. O longa, com direção de Francis Lawrence, promete ter pancadaria no estilo de "Atômica".

- Tomb Raider - A origem (15/03): 15 anos se passaram após a última aparição da personagem Lara Croft (houveram dois longas interpretados por Angelina Jolie, em 2001 e 2003). Inspirado em um game de sucesso, a nova adaptação traz a oscarizada Alicia Vikander como protagonista em um filme que promete ser melhor que os anteriores e mais fiel ao game.

- Círculo de fogo - A revolta (22/03): é uma das aventuras mais aguardadas do ano que precede o longa de sucesso de 2013, dirigido por Guillermo Del Toro. Aqui, o cineasta não dirige, mas assina o roteiro e a produção. Isso já é mais que o suficiente para termos uma boa expectativa sobre grandiosos confrontos entre os robôs e monstros gigantes.

- Jogador nº1 (29/03): é o filme que traz, mais uma vez, o cineasta Steven Spielberg comandando produções de fantasia. E isso já basta para esperarmos um longa recheado de aventura, efeitos visuais e muitas referências a cultura pop do final do século XX.

- Nada a perder - Parte 1 (29/03): promete ser a produção brasileira que venderá mais ingressos em 2018. O longa é a cinebiografia autorizada do bispo evangélico Edir Macedo, empresário fundador e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record TV. Há rumores de que as ações de marketing para o filme sejam ainda mais agressivas do que fizeram com a novela editada para o cinema "Os Dez Mandamentos", que se tornou a produção nacional mais assistida da história (há controvérsias!). Pelo menos, desta vez, espera-se um produto cinematográfico de fato.

- Uma dobra no tempo (29/03): tem selo Disney, possui uma premissa curiosa e um trailer fantástico. Além disso, há bons nomes no elenco, como Chris Pine, Reese Witherspoon e Oprah Winfrey.

- Os novos mutantes (12/04 - adiado para 22/02/2019): mais um derivado de "X-Men" e que devemos estar de olho. O trailer sugere que a trama tenha uma atmosfera do gênero terror e essa ousadia no universo dos mutantes agradou muita gente. Além disso, há dois brasileiros na produção: Alice Braga e Henry Zaga.

- Rampage - Destruição total (19/04): adaptação de games ainda é um problema em Hollywood. Quase nenhum filme conseguiu equilibrar o sucesso crítico no cinema com a fidelidade de sua fonte inspiradora. "Rampage" é mais uma tentativa de aliar esses feitos. Se depender do trailer, teremos uma aventura das boas repleta de ação!

- Cloverfield - A partícula de Deus (19/04): é o terceiro filme ambientado no mesmo universo dos surpreendentes "Cloverfield: Monstro" (2008) e "Rua Cloverfield, 10" (2016). Se os anteriores superaram as expectativas, este, também produzido pela Bad Robot de J.J. Abrams, pode trilhar o mesmo caminho.

- Vingadores - Guerra infinita (26/04): é a Marvel a todo vapor em seu auge e, também, em seu maior filme! O longa reunirá todos os super-heróis da Marvel Studios do cinema para combater o temido Tanus. É um sério candidato a maior bilheteria do ano.

- Solo - Uma história Star Wars (24/05): é mais um filme derivado do sucesso de "Star Wars". Apesar de ter tido uma produção conturbada, com troca de direção e protagonista no meio do caminho, o longa contará as origens do mercenário Han Solo e seu fiel escudeiro Chewbacca antes dos eventos retratados em "Star Wars: Uma Nova Esperança".

- Deadpool 2 (31/05 - adiantado para 18/05): é outro filme de super-herói aguardadíssimo! O mercenário tagarela e desbocado conquistou muita gente em seu primeiro longa pelo humor negro e pela sanguinolência. Além disso, o fato de o personagem quebrar a 'quarta parede' o fez ter ainda mais embatia com o público. Se o primeiro foi bom, imagina o segundo?

- Oito mulheres e um segredo (07/06): pode ser um dos filmes mais interessantes nessa vibe de 'girl power'. O longa é a versão feminina de "Onze homens e um segredo". Desta vez, é a irmã de Danny Ocean (que foi interpretado por George Clooney) que encabeça uma trupe que fará um grande roubo em Nova Iorque. Só de ter nomes como Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter já valem o ingresso.

- Jurassic World - Reino ameaçado (21/06): ninguém esperava que o sucesso de "Jurassic World: O mundo dos dinossauros" fosse estrondoso. O longa arrecadou mais de 1,5 bilhão de dólares ao redor do mundo. Os números fizeram a Universal Pictures dar sinal verde para esta sequência, a quinta parte no universo de "Jurassic Park".

- Sicario 2 - Soldado (28/06): o longa é um spin-off do elogiado "Sicario - Terra de Ninguém", de Denis Villeneuve. Embora não tenha o mesmo diretor, o filme possui os mesmos produtores e roteirista. Além disso, dois dos protagonistas do antecessor estão aqui (Benicio Del Toro  e Josh Brolin). A julgar pelo trailer, o podemos esperar uma qualidade visual semelhante ao original e promete ser tão intenso quanto. Vale uma espiada.

- Os incríveis 2 (28/06): a) é de selo Disney/Pixar; b) o primeiro é um dos melhores exemplares de filmes de super-heróis no cinema mesmo sendo uma animação; c) é um dos longas mais aguardados do ano.

- Homem-Formiga e a Vespa (05/07): é o terceiro filme da Marvel Studios em 2018. Houve uma certa desconfiança em relação ao primeiro longa, que teve produção conturbada, mas acabou acertando na 'mosca'! Agora, com o personagem já estabelecido no universo Marvel, esta sequência promete ser uma das aventuras mais divertidas do ano.
 
- Missão: Impossível 6 (26/07): Tom Cruise em mais uma aventura do agente Ethan Hunt. O que isso significa? Muita ação e diversão! Christopher McQuarrie repete a direção assim como Rebecca Ferguson que será, mais uma vez, o par romântico do mocinho.
 
- Predador (02/08): sem contar os dois "Alien vs Predador", este é o quarto filme derivado do clássico de 1987 de mesmo nome. Pouco se sabe sobre a produção. A expectativa é que o longa seja, ao menos, melhor que os medianos "Predador 2 - A Caçada Continua" (1990) e "Predadores" (2010).
 
- O protetor 2 (13/09): se repetir o feito do primeiro já está de bom tamanho. Se fizer melhor, vai ficar espetacular! Denzel Washington volta a interpretar Robert McCall, um agente aposentado que ajuda pessoas em perigo. O diretor Antoine Fuqua também retorna para esta sequência que pode ser um dos filmes de ação mais estilosos do ano.

- Venom (04/10): para aproveitar o sucesso de "Homem-Aranha: De volta ao lar", a Sony logo deu sinal verde para o filme sobre Venom, um dos pricipais inimigos do aracnídeo. A pressa em produzir o longa deixou parte do público com desconfiança. Pelo menos, temos Tom Hardy como protagonista. Bom ator ele é, mas se será um bom Venom, vamos ter que esperar para ver.  

- First man (11/10): fala sobre a vida do astronauta Neil Armstrong e a lendária missão espacial que o levou a ser o primeiro homem a andar na lua. Só de ser assinado por Damien Chazelle, o vencedor do Oscar de melhor diretor por "La la land", já vale o ingresso.

 - Jungle Book - Origins (18/10): pouco se sabe sobre esta produção. As poucas informações revelam que será o filme  de origem para a história de "Mogli - O Menino Lobo". As presenças de Andy Serkis na direção e Benedict Cumberbatch e Christian Bale no elenco chamam a atenção.
 
- X-men – A Fênix Negra (01/11): mais uma aventura de "X-men". Desta vez, a história fala sobre a transformação de Jean Grey na Fênix Negra, um ser cósmico de imenso poder.
 
- Animais fantásticos - Os crimes de Grindelwald (15/11): sequência direta de "Animais fantásticos e onde habitam" que, por vez, é derivado do universo de "Harry Potter". O filme deve mostrar um Dumbledore mais jovem que ajudará a trupe de Newt Scamander a enfrentar o terrível Gellert Grindelwald. Eddie Redmayne, Jude Law e Johnny Depp estão no elenco.

- Homem-Aranha no Aranhaverso (20/12): um filme diferente sobre o teioso. Esqueça Peter Parker e dê as boas vindas a Miles Morales, um menino negro do Brooklyn que tenta salvar o mundo. O longa é uma animação e parece ter um visual caprichado!

- De pernas pro ar 3 (20/12): o primeiro foi sucesso, o segundo, idem. Por que não fazer um terceiro? Desta vez, a empresária Alice irá abrir uma filial de sua sex shop Sexy Delícia em Paris, na França. Ingrid Guimarães protagoniza novamente e promete fazer muita gente rir.

- Aquaman (20/12): é o único filme da Warner/DC Comics em 2018. O universo de heróis da DC Comics é uma verdadeira montanha russa. Se considerarmos o fracasso de "Esquadrtão Suicida" (2016), o sucesso de "Mulher Maravilha" (2017) e o fiasco de "Liga da Justiça" (2017), podemos nos surpreender positivamente com o longa sobre o herdeiro do trono do reino submarino de Atlantis. O ator Jason Momoa apareceu bem como Aquaman, mas é da direção do ótimo James Wan que a esperança segue viva para termos um bom filme da DC Comics.

- Bohemian Rhapsody (27/12): é a cinebiografia sobre o vocalista da querida banda Queen, Freddie Mercury. Além disso, aborda o período do famoso conjunto no concerto Live Aid em 1985. O filme sofreu uma troca de diretores no meio da produção devido a divergências criativas: saiu Bryan Singer e entrou Dexter Fletcher. As imagens de Rami Malek como Freddie estão bem convincentes.

- The Irishman (sem data): é o único filme da lista que fugirá à regra, pois não estreará no cinema. Há rumores que apontam que o longa, produzido pela Netflix, poderá ser lançado ainda em 2018. Só de ter a direção de Martin Scorsese e elenco com Robert DeNiro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel, não preciso dizer mais nada.