segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os outros caras

Comédias de ação com tramas policiais aos moldes de “Bad Boys”, “A hora do rush” ou nos longas protagonizados por Martin Lawrence são sempre divertidas. O grande barato dessas produções são as piadas situacionais e o humor negro do roteiro. O problema é quando a narrativa exagera na comédia, principalmente no tom pastelão. É o que acontece em “Os outros cara”.

A história bate o tempo todo na questão da existência de ‘herois policiais’ em Nova Iorque que lutam constantemente contra o crime e sempre obtêm sucesso em suas ações. Quando esses ‘caras’ morrem, algumas duplas do departamento de polícia se motivam pela oportunidade de se tornarem herois, entre elas um tira durão (Mark Wahlberg) e outro nerd (Will Ferrell em boa performance).

O roteiro decepciona em apresentar furos que subestimam a inteligência do espectador e ao forçá-lo a rir com certas situações exageradamente pastelonas (o excesso de ingenuidade do personagem de Ferrell as vezes incomoda). No entanto, admito que o filme me divertiu um pouco. Além da boa produção que proporciona destruição, tiroteios e explosões convincentes, algumas cenas de humor negro e de tiradas sarcásticas são muito engraçadas.

A parte do longa que não é tão boçal é os primeiros 15 minutos, onde vemos os ‘caras’ Samuel L. Jackson e Dwayne Johnson como herois da corporação. Apesar da morte dos dois logo no início ser uma ‘apoteose da babaquice’, suas apresentações no pouco tempo de ação foram os melhores momentos da projeção.

A verdade é que “Os outros caras” joga fora uma trama policial sobre a indústria bancária que poderia ser mais bem explorada, inclusive a ideia inicial sobre ‘herois’ também é mal trabalhada. Há poucos momentos que realmente fazem rir, mas, no geral, o fraco roteiro e suas más intercalações de piadas comprometem a produção.

Os outros caras (The Other Guys)
EUA, 2010 - 107 minutos
Comédia / Ação 
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay, Chris Henchy
Elenco: Mark Wahlberg, Will Ferrell, Steve Coogan, Michael Keaton, Eva Mendes, Samuel L. Jackson, Dwayne Johnson, Ray Stevenson, Bobby Cannavale, Rob Riggle, Brooke Shields, Adam McKay, Lindsay Sloane
Cotação: * *