terça-feira, 30 de outubro de 2012

Padre

Os vampiros devem estar exaustos com tantas ‘cinebiografias’. Sempre datados como vilões, eles já foram charmosos e sensíveis nos clássicos de suspense; já foram caçados em longas de ação; foram bizarramente monstros em outras produções de aventura e ficção; já foram sensuais em séries de TV; já encantaram adolescentes angustiadas e já protagonizaram filmes inspirados em histórias em quadrinhos. É neste último quesito que “Padre” se encaixa, porém, infelizmente, a adaptação decepciona.

Baseado no mangá japonês “Priest”, criados por Min-Woo Hyung, o longa narra a história de um padre que desobedece as regras da Igreja e se une a um xerife e a um sacerdote para tentar capturar vampiros renegados que sequestraram sua sobrinha. Ao mesmo tempo que o Padre caça os sanguessugas, ele é perseguido pelos membros de sua ordem, que o caçam por desrespeitar o código de conduta.

A narrativa e a atmosfera do filme são um conjunto de clichês e idéias de outras produções. Pegue o ambiente sombrio e apocalíptico de “Equilibrium”, misture com a monstruosidade de “Van Helsing” e “Redident Evil” e adicione a caçada ao estilo “Blade”. O tal Padre do título não é um padre qualquer, é um guerreiro criado pela Igreja com habilidades excepcionais para combater os vampiros, que são bem mais fortes que os humanos.

Ainda que tenha um enredo tradicional sobre guerra entre o bem e o mal, resgate e alguns desvirtuamentos de valores do heroi, “Padre” só não é bom porque tem roteiro e direção fracos que desenvolvem mal a interessante premissa. Além disso, o excesso de ‘lugar-comum’ trabalhados de maneira convencional e a rapidez na condução dos fatos podem ser os motivos de desgosto do espectador para com a produção.

Se a ação e o suspense em tom de terror são os fios condutores da trama, o longa também desliza nestes quesitos, já que falta criatividade em algumas sequências. Ainda que a parte técnica seja competente ao inserir um clima futurista curioso e ensaiar algumas boas cenas, como no clímax, a idéia de “Padre” é legal, mas, cinematograficamente falando, é pouco original e deixa a desejar.

Padre (Priest)
EUA, 2010 - 87 minutos
Ação / Ficção Científica / Suspense
Direção: Scott Stewart
Roteiro: Cory Goodman (II)
Elenco: Cam Gigandet, Christopher Plummer, Paul Bettany, Karl Urban (Black Hat), Mädchen Amick, Maggie Q, Brad Dourif, Stephen Moyer, Lily Collins
Cotação: * *