domingo, 4 de novembro de 2012

Segurança Nacional

Parece que o cinema brasileiro tem dificuldade de acertar uma produção fora de qualquer tema que envolva a ‘cosmética da fome’, uma peculiaridade da fase do ‘Cinema da Retomada’, principalmente quando se trata de um filme de ação fora da favela. A mediocridade é nítida, fato que acontece com “Segurança Nacional”.

Um traficante latino-americano ameaça jogar uma bomba atômica no Brasil caso o presidente brasileiro não desative o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), que está obstruindo a entrada de drogas no país. Dentro dessa idéia, há a politicagem de Brasília e ações do exército na Floresta Amazônica comandadas pelo agente ‘foda’ Rocha (Thiago Lacerda).

O que mais incomoda neste thriller é a tentativa frustrada de imitar Hollywood quando o assunto é terrorismo. Há o protagonista canastrão estilo Jack Bauer, presidente negro que visita escola primária, ameaça atômica, discursos vazios (incluindo “o Brasil não negocia com terroristas”), corrupção, trama romântica piegas que envolve reviravolta barata no clímax, entre outros clichês.

A premissa podia ser interessante (afinal de contas, o tema é atraente), mas de tão mal explorada ela perde sua importância dentro do contexto do longa. Para piorar, o roteiro é repleto de furos e a trama tem ritmo veloz, o que evita desenvolver os personagens e trabalhar melhor as reviravoltas que, por sinal, são previsíveis e mal arquitetadas.

O filme tem uma fotografia interessante, esboça bons efeitos visuais e belas tomadas aéreas, mas seu conteúdo, incluindo as atuações ao estilo mexicana, é decepcionante. Até as cenas de ação novelescas, que são mal editadas, não têm emoção alguma. É mais um filme que engana o espectador por conter um fantástico trailer com material que deixa muito a desejar.

Segurança Nacional
Brasil, 2010 - 97 min.
Ação / Policial
Direção: Roberto Carminati
Roteiro: Roberto Carminati, Bruno Fantini, Daniel Ortiz
Elenco: Thiago Lacerda, Milton Gonçalves, Ângela Vieira, Gracindo Júnior, Ailton Graça, Viviane Victorette, Joaquin Cosio, Javier Robles, Márcio Rosário, Gilberto Torres, Sônia Lima, Tanah Correa, Cesar Cabrera
Cotação: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário