terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sem Saída



Quando o sucesso de um trabalho rende anos de tietagem alguns produtores aproveitam a popularidade dos atores que estão em evidência para lucrarem em outros projetos. Um exemplo disso é “Sem Saída”, que utiliza a imagem do ‘lobo de Crepúsculo’ Taylor Lautner para magnatas de Hollywood faturar, ou tentar faturar, em um thriller de ação clichê para adolescentes.

Após descobrir na internet que está numa antiga lista de crianças desaparecidas, Nathan (Taylor Lautner) passa a investigar a situação e desconfia de seus pais Kevin (Jason Isaacs) e Mara (Maria Bello). Entretanto, antes de qualquer ação, ele vê seus atuais pais sendo assassinados por espiões e, sem saber de seu passado, é misteriosamente perseguido pela CIA e também por um agente sérvio.

“Sem Saída” começa com momentos de “American Pie” de Nathan e depois o transforma em um ‘Jason Bourne adolescente’ em busca de sua verdadeira identidade. Claro, tudo isso com pitadas de irreverência e romance piegas que lembram a saga “Crepúsculo”. Falando nisso, é descarada a intenção dos realizadores em aproveitar o ‘momento Crepúsculo’ e fazer de Taylor Lautner um garoto propaganda para essa produção.

Apesar da longa introdução na tentativa de desenvolver o personagem principal, o roteiro se perde no excesso de mistério ao estilo “Identidade Bourne” e traz uma fraca reviravolta em seu desfecho. O que seria destaque em meio a mesmice da narrativa acaba sendo uma frustração, pois as cenas de ação ‘gato-e-rato’ são manjadas e a maioria delas carecem de emoção.

No fim, faltou mais audácia do diretor John Singleton na condução da ação e uma reviravolta mais inspirada sobre o mistério de Nathan. Apesar de “Sem Saída” não ser lá grandes coisas, Taylor Lautner demonstrou potencial para figurar em mais filmes do gênero (inclusive dispensou dublês), contanto que as futuras produções não exijam dele performances dramáticas.

Sem Saída (Abduction)
EUA, 2011 - 106 minutos
Ação
Direção: John Singleton
Roteiro: Shawn Christensen
Elenco: Taylor Lautner, Lily Collins, Alfred Molina, Maria Bello, Jason Isaacs, Michael Nyqvist, Sigourney Weaver
Cotação: * *