sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Exterminador do futuro 3 e 4

Não tem como comparar os sucessos e brilhantismo dos dois primeiros filmes da saga “Exterminador do futuro”, que impressionam até hoje, com os dois últimos “A rebelião das máquinas” e “A salvação”. Apesar de não terem James Cameron nos comandos, essas continuações são esquecíveis, mas entretêm na medida certa e não comprometem a eficácia da história original.
 
Depois de “O julgamento final” (1991), não tinha como melhorar mais a arte que já era irretocável. Por isso, as sequências foram burocráticas na evolução dos fatos, como mostrar o domínio das máquinas, a destruição superficial do planeta à lá “Mad Max” e a vingança dos humanos.
 
Apesar da falta de qualidade dos roteiros em relação a furos e alguns erros de cronologia narrativa, ambos os longas apresentam os mesmos clichês (referências aos clássicos, um novo exterminador e um novo alvo), porém com tramas diferentes. “A rebelião das máquinas” investe na fórmula dos clássicos com viagem no tempo e fuga concentrada em áreas urbanas e “A salvação” foca na vingança e na guerra apocalíptica contra as máquinas no futuro.
 
Essas produções se tornam entretenimentos atrativos devido aos tons pré e pós-apocalípticos com ótimas cenas de ação repletas efeitos visuais eficientes. Enquanto um traz adrenalina com a figura emblemática de Arnold Schwarzenegger, o outro investe em bons planos-sequências em uma ambientação de pura destruição.
 
Só lamento a ausência de James Cameron como diretor nos últimos filmes da saga e também dos próximos, já que há projetos para as partes 5 e 6 da franquia.
 
Exterminador do futuro: a rebelião das máquinas (Terminator 3: Rise of the machines)
EUA, 2003 - 109 minutos
Ação / Ficção científica
Direção: Jonathan Mostow
Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris, Tedi Sarafian Elenco: Arnold Schwarzenegger, Nick Stahl, Kristanna Loken, Claire Danes, David Andrews, Alana Curry, Timothy Dowling, Brian Sites, Mark Hicks, Mark Famiglietti, Jerry Katell
Cotação: * * *
 
Exterminador do futuro: a salvação (Terminator Salvation)
EUA , 2009 - 116 minutos
Ação / Ficção científica
Direção: McG
Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris
Elenco: Christian Bale, Sam Worthington, Anton Yelchin, Moon Bloodgood, Bryce Dallas Howard, Common, Jane Alexander, Helena Bonham-Carter
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário