quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Qual o adulto que não se lembra do encantador “A Fantástica Fábrica de Chocolate”? O clássico infantil de 1971, dirigido por Mel Stuart e protagonizado por Gene Wilder, ganhou traços exóticos em 2005 pelas mãos de Tim Burton. Não se trata somente de uma refilmagem, mas de uma interessante re-imaginação do livro escrito por Roald Dahl.
 
A história não é novidade. Willy Wonka (Johnny Depp) é o dono da maior fábrica de doces do mundo. Ele realiza um concurso mundial para que cinco crianças visitem sua fábrica e descubram as magias que suas portas escondem. Os guris mal sabem que essa aventura avaliará a qualidade do caráter de cada um, o que culminará em um belo prêmio para a criança que não for ‘penalizada’ na tal vista.
 
Esta nova versão de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é um espetáculo visual, tão fascinante como o original. Mesmo tendo uma beleza gráfica e efeitos digitais competentes, a genialidade artística de Tim Burton pesa neste conceito e deixa o longa mais curioso, como a bela direção de arte, as cores ora extravagantes ora 'melancólicas' e a estética caricaturada que brinca com referências cinematográficas.
 
O roteiro se sobressai ao contextualizar alguns detalhes, como os modernos números musicais, e ao inserir novas situações, como a caracterização dos Umpa-Lumpas, o retrato do passado de Willy Wonka e seu relacionamento com o pai. O resto, a narrativa mantém a alma da história original, como os diferentes perfis das crianças ‘asquerosas’ e seus destinos na fábrica, mensagens moralistas, a valorização da família e, claro, muito chocolate e bom humor.
 
Outros destaques são Johnny Depp (transmitiu com eficiência a excentricidade de Wonka) e a humildade ímpar do garoto Freddie Highmore (“Em Busca da Terra do Nunca”). Enfim, gostei mais desta versão, mas, cinematograficamente falando, o filme de 1971 é mais importante e teve mais força no retrato de uma geração, fato que a ‘Fábrica de Burton’ tem um peso menor nesse contexto histórico/midiático.
 
A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory)
EUA/Reino Unido, 2005 – 106 minutos
Aventura
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August, baseado em livro de Roald Dahl
Elenco: Johnny Depp, Freddie Highmore, David Kelly, Helena Bonham Carter, Noah Taylor, Missi Pyle, James Fox, Deep Roy, Christopher Lee
Cotação: * * * *