terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Carros 2

“Carros” (2006), ao lado de “Vida de Inseto” (1998), é um dos filmes menos expressivos da Pixar, mas, ainda assim, é um adorável entretenimento. Com o sucesso de bilheteria, rendendo mais de 460 milhões de dólares, a animação sobre automóveis falantes se destacou por seu contexto moral e por sua inventividade antropomorfizada. Além disso, o longa ainda faturou cifrões em outros segmentos, como em inúmeros produtos licenciados, o que aguçaram os produtores da Pixar em realizar “Carros 2”.
 
O superastro Relâmpago McQueen é desafiado por um veículo italiano no intuito de provar quem é o carro mais veloz do planeta. Para isso, ambos são convidados para disputarem um Grand Prix Mundial e, em meio ao evento, o guincho Mate acaba se envolvendo em uma espionagem internacional e descobre uma conspiração corporativista que pode atrapalhar as intenções dos participantes e realizadores da tal corrida.
 
Ao contrário do original, que prezou pela lição à criançada sobre amizade e egocentrismo, “Carros 2” recicla a fórmula moral, mas em uma voltagem menor. Ainda que seja menos dramático e mais clichê, o grande barato desta continuação é o estilo paródia em sua trama que investe em atmosfera de máfia italiana e ‘aventura de espionagem’ a lá 007 tendo como protagonista o caipira e engraçadíssimo caminhão guincho, Mate, que foi coadjuvante no primeiro filme.
 
Apesar do ritmo mais acelerado, mas sempre divertido, "Carros 2" tem mais ação, novos personagens veiculares e o humor satírico (e de qualidade) que contagia o espectador pelo visual que contextualiza o nosso mundo na forma de um universo automotivo, como locais na Europa adaptados aos carros e até transformas figuras emblemáticas em veículos, como a rainha da Inglaterra e o Papa. O gráfico multicolorido com texturas metálicas realistas é outro atrativo para quem for assistir ao filme em alta definição.
 
É notável que essa continuação foi realizada mais com ímpeto comercial, e, por conta disso, o roteiro acaba sendo prejudicado em algumas situações por excesso de furos. Entretanto, as derrapadas são pouco perceptíveis e “Carros 2” não deixa de ser um perfeito passatempo, tanto paras as crianças que acompanharão uma nova aventura dos personagens de sucesso como para os adultos que vão se divertir com trocadilhos da antropomorfização.
 
Carros 2 (Cars 2)
EUA, 201 - 113 minutos
Animação / Infantil
Direção: Brad Lewis
Roteiro: Ben Queen
Elenco: Owen Wilson, Larry the Cable Guy, Michael Caine, Emily Mortimer, Jason Issacs, Thomas Kretschmann
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário