sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O amor não tira férias

Amor não correspondido e amores de passagem são assuntos tradicionais em comédias românticas que buscam uma identificação com o público e retratam situações semelhantes com a realidade. A maioria dos filmes que contém esses ingredientes esbarra na falta de criatividade de seus realizadores e é o que acontece com parte de "O amor não tira férias".
 
Uma trama do filme cai no convencionalismo narrativo e a outra é uma encantadora homenagem a sétima arte. O longa, baseado em um anúncio da internet, retrata a jornada de duas mulheres, uma rica (Amanda) e outra ‘pobretona’ (Iris), que fazem um intercâmbio de casas por temporada. As duas sofrem do mesmo sintoma: desilusões amorosas.
 
A história da norte-americana produtora de trailers de cinema Amanda é repleta de clichês (o fato de ser rica a deixa alienada ao seu mundo de interesses e por sua insensibilidade que evita de ser humilde e de ter uma vida ‘amorosa saudável’). Não há grandes momentos e o enredo apenas ‘cumpre tabela’ para deixar o longa mais atraente, já que a dupla romântica tem as ‘caras bonitas’ da carismática Cameron Diaz e Jude Law, que faz o tipo ‘safadão’.
 
O contraponto narrativo é a jornada da inglesa e jornalista Iris, que tem boa performance de Kate Winslet. Apesar de trazer o clichê da ‘pessoa pobre’ (é mais humilde, sensível e compreensiva que as 'pessoas ricas'), ela tem uma relação curiosa com um velho roteirista de cinema e se apaixona por um compositor de trilhas sonoras interpretado por Jack Black, que foge do estilo comediante e consegue exprimir charme e maturidade.
 
A direção de Nancy Meyers imprime sensibilidade ao filme, mas o seu roteiro peca ao dar ênfase à trama de Amanda ao invés de focar a história sobre Iris, que é mais interessante. Entretanto, o roteiro tem lá seus méritos e acerta em trabalhar algumas passagens como a homenagem ao cinema antigo e nos hilários momentos de metalinguagem. Enfim, é um filme leve e despretensioso, mas de encanto passageiro.
 
O amor não tira férias (The Holiday)
EUA, 2006 - 136 minutos
Comédia romântica
Direção: Nancy Meyers
Roteiro: Nancy Meyers
Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black, Eli Wallach, Rufus Sewell, Edward Burns, Shannyn Sossamon
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário