domingo, 21 de abril de 2013

Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio

Sob a ótica do entretenimento para não se levar a sério, “Velozes e Furiosos 5” cumpre bem sua proposta, o de proporcionar muita ação e virilidade que lembram longas oitentistas do gênero. Sob a ótica da crítica cinematográfica, o filme apresenta falhas grotescas de ambientação e não segue a idéia ‘car porn’ do longa original, fatores que podem deixar os espectadores mais sérios decepcionados.
 
Depois que Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) ajudam a tirar Dom (Vin Diesel) da cadeia, o grupo se reúne no Rio de Janeiro, onde tramam um golpe milionário contra um poderoso traficante carioca. O problema é que a patota é procurada pelo agente Luke Hobbs (The Rock), que tem missão é capturar Dom.
 
“Velozes e Furiosos 5” é um filme divertido. Claro, é incomparável ao original, mas o longa utiliza clichês, bom humor e fórmulas convencionais de ação que, surpreendentemente, funcionam e empolgam. Ainda que o roteiro falhe na exposição de dramas pelo excesso de personagens, o ritmo nunca cansa, o que favorece o interesse de quem quer ver duas horas repletas de aventura ‘sem muitas perseguições’.
 
Sem muitas perseguições automobilísticas? Sim e isso faz parte dos erros do filme que pipocam na tela o tempo todo. Além de fugir cada vez mais da proposta da franquia, de desenvolver mal os novos personagens e deixar Paul Walker e os carros ‘tunados’ ainda mais figurantes, o longa se equivoca nesses aspectos originais da saga e peca, principalmente, na caracterização tupiniquim que é estereotipado por Hollywood (pelo menos não houve aparições de macacos).
 
No geral, os erros e a previsibilidade chamam a atenção, mas não incomodam, pelo contrário, divertem. Se o Rio de Janeiro não fosse uma 'cidade dublê' (a maior parte das filmagens aconteceu em Porto Rico), talvez esse fator não seria tão relevante. Destaque para o clímax ‘assalto espetacular’ e nas presenças de Vin Diesel e The Rock, que fazem do filme um produto viril e cool.
 
Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio (Fast Five)
EUA, 2011 - 130 minutos
Ação
Direção: Justin Lin
Roteiro: Chris Morgan
Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne "The Rock" Johnson, Joaquim de Almeida, Jordana Brewster, Chris “Ludacris” Bridges, Tyrese Gibson, Matt Schulze, Sung Kang, Gal Gadot, Elsa Pataky, Don Omar, Tego Calderon
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário