sábado, 4 de maio de 2013

O ritual

É difícil encontrar bons filmes que exploram o tema ‘exorcismo’. O melhor sobre o assunto ainda é “O exorcista”, de 1973, dirigido por William Friedkin. Depois do clássico, poucas produções emplacaram. Talvez, “Constantine” tenha sido o mais interessante e divertido. No entanto, eis que surge “O ritual”, longa que resgata a temática e surpreende por seu drama e por suas discussões.
 
O aprendiz de Padre Michael Novak (Colin O'Donoghue) pensa em desistir da formação, mas acaba se interessando por exorcismo. Ele é enviado ao Vaticano para participar de um seminário sobre o assunto e acaba conhecendo o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um dos exorcistas mais influentes da igreja. Novak também topa com uma jornalista (Alice Braga) que, assim como ele, busca a verdade sobre ‘rituais antidemoníacos’.
 
Baseado em um livro não ficção “The Rite”, de Matt Baglio, e bem roteirizado por Michael Petroni, “O ritual” não pretende aterrorizar o espectador, embora tenha cenas assustadoras em determinados momentos, mas traz o tema para a atualidade e dialoga sobre a importância do destino e da fé. A preferência pelo suspense dramático ao invés do terror repugnante de fórmulas hollywoodianas é o que faz o longa ser melhor apreciado.
 
Com premissa e atmosfera curiosas, o filme é conduzido de forma burocrática por Mikael Håfström (“1408”) o que, de certa forma, favorece o roteiro que desenvolve bem a temática de maneira mais realista. Uns dos pontos atrativos da produção são os ótimos diálogos sobre teologia e ceticismo e elementos que contrastam entre o sobrenatural e o mistério, o que gera um suspense interessante.
 
O destaque é a atuação de Anthony Hopkins que está em uns de seus melhores momentos depois de “O silêncio dos inocentes”. No restante do elenco, há o desconhecido Colin O'Donoghue (apesar da falta de carisma, não incomoda) e a sempre competente Alice Braga, que poderia ter sido mais aproveitada. Enfim, ritmo intenso e boas doses de tensão neste filme que entretém com eficiência ao mostrar a eterna briga entre o bem e o mal.
 
O ritual (The Rite)
EUA, 2011 - 114 minutos
Suspense / Drama
Direção: Mikael Håfström
Roteiro: Michael Petroni
Elenco: Anthony Hopkins, Colin O'Donoghue, Alice Braga, Ciarán Hinds, Toby Jones, Rutger Hauer, Marta Gastini, Maria Grazia Cucinotta, Arianna Veronesi, Andrea Calligari
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário