segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Deus não está morto 2

Ainda mais forçado e inconvincente que o primeiro filme. Se o antecessor tinha, ao menos, um enredo interessante que trazia um embate entre 'ciência x religião', "Deus não está morto 2" subestima a inteligência do espectador com um argumento banal sobre um julgamento de contornos dramáticos inverossímeis e de péssima execução.

O embate entre a 'lei de Deus x lei dos homens', motivado por uma passagem bíblica citada por uma professora aos seus alunos e que não agradou a cúpula de sua escola, não cola. Além disso, o fraco roteiro erra a mão em quase tudo, principalmente ao jogar certas situações sem desenvolver uma introdução para o seu surgimento em tela. Isso traz uma série de diálogos ocos e expõe a fragilidade do roteiro ao amarrar suas subtramas de forma, muitas vezes, incongruentes.

O filme possui uma premissa que não justifica o título e as atuações são caricatas ao extremo. Embora seja essencialmente evangélico, "Deus não está morto 2" carece de qualidade em quase todos os aspectos. Há excelentes produções com temáticas religiosas, como "Milagres do paraíso" e "90 minutos no paraíso", que são muito mais cinema (no sentido de realização) e transmitem o poder da 'palavra de Deus' sem exageros narrativos.


Deus não está morto 2 (God's Not Dead 2)
2015, EUA - 120 minutos
Drama
Direção: Harold Cronk 
Roteiro: Cary Solomon, Chuck Konzelman
Elenco: Melissa Joan Hart, Brad Heller, Carey Scott, Ernie Hudson, Fred Dalton Thompson, Hayley Orrantia, Jesse Metcalfe, Jon Lindstrom, Maria Canals-Barrera, Paul Kwo, Robin Givens, David A.R. White
Cotação: *