sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mais forte que o mundo - A história de José Aldo

Bom filme esse "Mais forte que o mundo", a cinebiografia do lutador de MMA José Aldo, o primeiro brasileiro a conquistar o cinturão no UFC. O elenco está ótimo, com destaque para José Loreto, e há um apuro técnico interessante, principalmente ao montar as sequencias de lutas - o que indica que a recente estadia do diretor Afonso Poyart em Hollywood foi bem aproveitada.

O longa só não é excelente porque o roteiro 'não deixa'. Por mais que a obra possa ter retratada de maneira fiel as duras situações vividas por Aldo, faltou criatividade para fugir do lugar comum. Até há um certo lirismo na narrativa quando o protagonista tem que vencer a si próprio e superar seu passado, mas não é o suficiente para a premissa ser, digamos, diferente.
Histórias iguais as essas no cinema (com ambientação em subúrbios ou favelas) têm aos montes e o que vemos não causa tanto impacto.

Entretanto, o longa surpreende nos quesitos técnicos. Além da coreografia convincente das lutas, a direção competente de Poyart imprime ritmo ágil, trabalha com uma montagem eficiente, encaixa bem a trilha sonora e a fotografia é contagiante. Os enquadramentos que fogem do convencional (com direito a vários travelings circulares) e os bons momentos de câmeras lentas dão realismo nas ações dentro dos ringues. O slow motion, inclusive, espetaculariza algumas sequências e faz o filme ficar mais cool. Essa ferramenta funciona de forma pontual na maioria das cenas, algo raro de se ver no cinema brasileiro. No geral, "Mais forte que o mundo" cumpre o que promete: entretenimento!
 
Mais forte que o mundo - A história de José Aldo
2015, BRA - 120 minutos
Drama
Direção: Afonso Poyart 
Roteiro: Afonso Poyart, Marcelo Rubens Paiva
Elenco: José Loreto, Cláudia Ohana, Cléo Pires, Felipe Titto, Jackson Antunes, Paloma Bernardi, Rafinha Bastos, Robson Nunes, Rômulo Arantes Neto, Thaila Ayala
Cotação: * * *