É inegável que o sucesso de “Chicago” se deve a “Moulin Rouge – Amor em vermelho”, longa que resgatou de maneira inovadora os grandes musicais do cinema. Entretanto, o argumento musical deste filme do estreante Rob Marshall é diferente, menos ousado e sonoramente inferior em relação à produção de Baz Luhrmann, mas tem lá o seu encanto por ser um trabalho bem executado.
Após matar seu amante, Roxie Hart (Renée Zellweger), uma aspirante a artista em Chicago, vai presa e conhece sua inspiração Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), a sensação da casa de espetáculo onde trabalha. Ambas são clientes de Billy Flynn (Richard Gere), um esperto advogado que utiliza a fama e a mídia para tirá-las da cadeia.
Baseada no musical homônimo da Broadway de 1975, a narrativa convencional dialoga de maneira interessante com os bons números musicais coreografados com sensualidade assinados pelo também diretor Rob Marshall. As cantorias são os pontos altos do filme que metaforizam situações imaginárias de Roxie e aparecem na trama paralelamente aos principais momentos de sua realidade.
Outro destaque é o roteiro de Bill Condon (Deuses e Monstros) que insere uma deliciosa caricatura do contexto midiático dos anos 70. Para incrementar esse retrato, a história mostra a ganância de um advogado que, por meio de um jogo de interesses, utiliza o sensacionalismo da imprensa para manipular a opinião pública no intuito de inocentar uma criminosa.
Além de satirizar o sistema judiciário e a impunidade épica da famosa cidade norte-americana, “Chicago” ainda apresenta figurinos e direção de arte competentes e boas atuações do trio de protagonistas (principalmente Zeta-Jones). A verdade, é que se não fossem os espetáculos musicais jazzistas (são bons, mas há melhores), o longa passaria despercebido e não teria tanto sucesso no Oscar 2002, evento em que faturou 6 estatuetas, incluindo melhor filme.
Chicago
EUA, 2002 - 113 minutos
Musical / Drama
Direção: Rob Marshall
Roteiro: Maurine Dallas Watkins (peça), Bob Fosse (musical Chicago), Fred Ebb (musical Chicago) e Bill Condon (roteiro)
Elenco: Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, Queen Latifah, John C. Reilly, Taye Diggs, Lucy Liu, Christine Baranski, Colm Feore.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *