terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O lutador"

No cinema, muitas vezes, as aparências não enganam, mas há sempre gratas exceções. “O lutador” não é só mais um filme sobre lutas dentro de ringues e muito menos sobre o ego de boxeadores durões. O heroísmo aqui não é a vitória com emoções, mas a emoção de viver em função da superação e da profissão, o que faz o longa se destacar entre os melhores dramas existenciais da sétima arte.

Inicialmente, a produção parece investir na tradicional narrativa com o estereótipo do ‘heroi boxeador’, mas o que poderia render um filme clichê sobre triunfos de um lutador acaba se tornando um retrato existencial de Randy ‘The Ram’ Robinson, um campeão de luta livre (coreografada) dos anos 80 que está em decadência.

O tema é explorado de maneira densa pelo roteiro e a ótima aplicação do drama se deve ao eficiente diretor Darren Aronofsky e a Mickey Rourke, que está em uma magnífica atuação em um assunto que lhe é peculiar, já que era pugilista antes de ser ator. Aronofsky acerta no tom verossímil da trama e mostra os bastidores do esporte de maneira curiosa e realista sempre com a câmera na mão e em planos interessantes.

Rourke trabalha seu personagem conforme as complexidades de ações ditadas pelo roteiro e faz o espectador se identificar com ‘The Ram’ por sua simpatia, humildade, comportamento e ‘alma de lutador’. Além disso, ele nos emociona com a sensibilidade de seu personagem, que se vê no ostracismo por causa da solidão, dos problemas de saúde e do relacionamento conturbado com a filha.

Enfim, ‘The Ram’ prova que o combustível da vida muitas vezes não está nas vitórias, mas na complexidade e na superação de derrotas. Se tudo conspira contra, lute por aquilo que está sempre a favor, mesmo que isso seja para trazer um pouco de felicidade para preencher o vazio provocado por um nocaute. É aí que “O lutador” se destaca, seja dentro ou fora dos ringues.

O lutador (The Wrestler)
EUA, 2008 - 115 minutos
Drama
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Robert D. Siegel
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Mark Margolis, Todd Barry, Wass Stevens, Judah Friedlander, Ernest Miller
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário