quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fim dos tempos

O diretor M. Night Shayamalan ficou conhecido com o memorável “O sexto sentido”. Em seguida, ele se firmou com o sensacional “Corpo Fechado”. Depois veio “Sinais”, que não decepcionou. Entretanto, daí em diante, sua carreira tem sido uma ladeira sem fim, fato comprovado no fraco “A vila”, no péssimo “A dama na água” e nos bobos “Fim dos tempos” e “O último mestre do ar”, este último não vem ao caso.
Não dá para entender como um diretor com futuro promissor, que demonstrou boas discussões entre ciência e fé nos primeiros longas não consegue emplacar mais um filme com bom conteúdo. Suas produções são de qualidade, tem sensibilidade de sobra na direção, porém a impressão que ele desaprendeu a escrever roteiros.
“Fim dos tempos” tinha tudo para se tornar uma referência sobre ‘futuros apocalípticos’, mas sua premissa o condenou ao fracasso. A história fala de uma possível epidemia que, espalhada pelo vento, vai matando as pessoas no interior dos Estados Unidos.
Há uma atmosfera bem construída para o suspense e sequências bem dirigidas, porém o argumento ‘ambiental’ que revela o ‘vilão’ soa de maneira boba e não convence. Isso, no entanto, ficou mal desenvolvido pelo roteiro assim como a ‘crítica ecológica’, a incongruência dos mistérios sobre a epidemia viral e a crise de relacionamento dos protagonistas, que é piegas ao extremo, em meio ao caos.
O filme equilibra momentos tensos e curiosos (como a maneira suicida e bizarra das mortes) com situações fúteis (como a cena em que o protagonista conversa com uma planta de plástico achando que fosse real). As explicações vagas, a causa das mortes e de sua ‘falta de critérios’ são inconvincentes e, por causa disso, o suspense perde seu impacto ao se apresentar de forma vazia, principalmente por seu clímax repentino e incoerentemente sem respostas.
Fim dos tempos (The Happening)
EUA, 2008 - 90 minutos
Suspense
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Spencer Breslin, Robert Bailey Jr., Betty Buckley, Jeremy Strong
Cotação: * *