terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fora de controle

A metalinguagem no cinema sempre foi algo interessante. Filmes que retratam ‘ações dentro da ação’ podem dar boas perspectivas sobre determinados temas. E para o amante da sétima arte ver um longa que mostra os bastidores da maior indústria de entretenimento do mundo, qualquer produção se torna atraente e curiosa, como em “Fora de controle”.
O filme tem uma proposta simples: acompanhar o dia-a-dia da do produtor de cinema Ben (interpretado com competência por Robert DeNiro). Para da história dar liga, vemos diversas situações alheias e pequenos conflitos pessoais do protagonista, como ex-mulheres, filhos, desconfianças, egos de atores e realizadores, relacionamentos, entre outros.
 O longa se destaca pelo excelente elenco e pelo tom metalinguístico da trama ao fazer um retrato da indústria do cinema, com o qual descobrimos detalhes sobre os bastidores da sétima arte e da crítica cinematográfica. O roteiro de Art Linson, embora merecesse mais acidez, amarra bem o teor subjetivo proposto que é conduzido de maneira burocrática por Barry Levinson.
A atmosfera trágica consiste em pequenas confusões do protagonista em lidar com alguns momentos caricatos de sua vida. É aí que o roteiro insere o humor rasteiro em meio ao drama, como nas discussões sobre a barba de Bruce Willis que interpreta ele mesmo, a revelação da filha mais velha, o tom satírico em um enterro, as conversas com o diretor de seu filme e até no desfecho.
“Fora de controle” não é só um retrato do cinema, mas uma crítica à sua indústria que é rodeada de hipocrisia e de capitalismo exacerbado. Além disso, a moral da história coloca Ben batendo de frente com o sistema que lhe dá o acesso ao poder e, ao mesmo tempo, a dificuldade de controlá-lo do jeito que lhe convém.
Fora de controle (What Just Happened)
EUA, 2008 - 100 minutos
Drama / Comédia
Direção: Barry Levinson
Roteiro: Art Linson
Elenco: Robert De Niro, Sean Penn, Catherine Keener, Bruce Willis, John Turturro, Robin Wright, Stanley Tucci e Kristen Stewart
Cotação: * * *