sábado, 19 de janeiro de 2013

Água para Elefantes

Baseado no livro homônimo de Sara Gruen, “Água para Elefantes” narra a jornada do estudante de veterinária Jacob Jankowski (Robert Pattinson) que, após perder sua família em um acidente, decide, sem rumo, sair de casa.
 
Ao pegar um trem clandestinamente, ele acaba caindo em um veículo circense e é recrutado pelo dono do circo August (Christoph Waltz), onde, também, conhece a esposa de seu mandatário, Marlena (Reese Witherspoon), com quem se apaixona.
 
“Água para Elefantes” tem cara de dramalhão e há clichês narrativos, tanto ‘shakespeareanos’ para o romance como vingativos para o suspense, que nos remete aos grandes épicos de Hollywood. De fato, há esse convencionalismo em torno da produção que conta a história por meio de um longo flashback e narrações em off, mas tudo é feito de maneira equilibrada e com ritmo sempre agradável.
 
Um dos fatores cativantes do longa é a maneira dócil e verossímil em que personagens e situações são expostas e/ou interagidas na trama, méritos para o bom roteiro adaptado de Richard LaGravenese e pela sensível direção de Francis Lawrence que mantém sempre a atmosfera de alto astral ao invés do melodrama. Claro, há seus dramas e momentos tristes, mas nada que incomode o expectador.
 
A boa reconstituição de época da ambientação na década de 1930 (em plena depressão nos Estados Unidos), os bons diálogos, o resgate da magia circense, a trilha sonora marcante de James Newton Howard que dita os momentos e a sensibilidade do filme e as ótimas atuações de Robert Pattinson, Hal Holbrook e Christoph Waltz valem o ingresso.
 
Embora falte um pouco mais de emoção no desfecho (talvez os mais amanteigados possam ir às lágrimas), a obra está longe de ser triste. Enfim, “Água para Elefantes” traz a essência de grande e encantador cinema que consagrou Hollywood. Entretenimento simples, artístico e de qualidade.
 
Água para Elefantes (Water for Elephants)
EUA, 2011 - 122 minutos
Drama / Aventura / Romance
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Richard LaGravenese
Elenco: Reese Witherspoon, Robert Pattinson, Christoph Waltz, Paul Schneider, Jim Norton, Hal Holbrook, Mark Povinelli, Richard Brake.
Cotação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário