segunda-feira, 3 de julho de 2017

Meu Malvado Favorito 3

As sequências de filmes surgem com vários propósitos e as principais vertentes disso são o retorno financeiro (tanto de bilheteria como de produtos licenciados) e a ampliação da história original. As continuações costumam pecar na qualidade da narrativa quando há um descuido dramático na tentativa de aumentar os graus de ameaças e ações para surpreender o público. A animação "Meu Malvado Favorito 3" compartilha dessa cartilha, no entanto, se destaca por não se preocupar somente com o lado financeiro.

A história de Gru recebe boas doses familiares, principalmente quando conhece Dru, seu irmão gêmeo que quer entrar para o universo dos vilões e fazer jus ao legado da família.
Paralelamente, Lucy tenta se adaptar a maternidade juntamente com as filhas adotivas Agnes, Margo e Edith. Em meio a isso, surge o vilão Balthazar Bratt, uma figura que foi astro mirim da televisão nos anos 80 e que ficou desprestigiado ao crescer fazendo o mesmo personagem. Além de manter o visual, ter objetos e costumes da cultura pop oitentista, ele viu na vilania uma saída para ganhar dinheiro e seu grande plano é roubar um enorme diamante. Entre uma ação e outra, ainda temos os deliciosos Minions, que abandonam Gru por não ser mais um vilão e saem em busca de outras figuras más.
 
As subtramas são diversas, mas nenhuma se perde. Apesar do ritmo frenético das ações, o bom humor, seja situacional, visual (como as ótimas referências aos anos 80), sarcástico ou com um viés mais rasteiro para as criançadas, continua equilibrado e agradarão a todos. Com tantas situações a serem exploradas, é uma pena que os Minions tenham um tempo de tela menor. Entretanto, as mensagens transmitidas são sempre bem vindas e estão longe de serem gratuitas, ainda que falte mais tempo para que elas tenham uma qualidade dramática melhor.

No geral, "Meu Malvado Favorito 3" agrada bastante, seja pelo divertido visual caricato multicolorido, pela harmonia cômica e pela atmosfera sempre simpática. Que venha a quarta parte!
 
Meu Malvado Favorito 3 (Despicable Me 3)
2017, EUA - 90 minutos
Animação / Infantil
Direção: Kyle Balda e Pierre Coffin
Roteiro: Kyle Balda e Pierre Coffin
Elenco: Miranda Cosgrove, Steve Carell, Andy Nyman, Dana Gaier, Jenny Slate, Kristen Wiig, Pierre Coffin, Russell Brand, Steve Coogan, Trey Parker. Versão brasileira: Leandro Hassum, Evandro Mesquita, Maria Clara Gueiros.
Cotação: * * * *