domingo, 15 de janeiro de 2017

La La Land: Cantando Estações

A comédia musical “La La Land: Cantando Estações” é, de fato, muito bela. Além de estar recheado de referências sutis aos musicais clássicos, o filme é tecnicamente impecável. Méritos para o diretor Damien Chazelle, o mesmo do ótimo “Whiplash”, que faz um trabalho extraordinário, principalmente no que diz respeito à cinematografia.

Os números musicais e as coreografias de dança são bem ensaiadas e todos são rodados em longos planos sequências. Sempre com poucos cortes e movimentos de câmera que não cansam, esses planos são filmados com certa distância que dão verossimilhança e credibilidade aos esforços dos atores. O interessante é ver que tudo isso acontece na sua frente sem a interferência de artimanhas de edição. É naturalmente convincente.

As cores e as iluminações de cena são harmônicos, em especial quando a luz fica focada no ator quando o mesmo precisa cantar. Falando nisso, Emma Stone (que carrega o filme nas costas) e Ryan Gosling (não sei se ele realmente toca piano, mas está bastante crível e tem ótimo timing cômico) soltam a voz com boa  afinação e fazem bonito ao interpretarem belas canções. Inclusive, o casal demonstra carisma, o que é essencial em produções musicais para se criar empatia com o público.

Tudo é muito bonito e bem escrito. Além disso, o humor rasteiro é pontual na história que traz dois aspirantes ao estrelato em Los Angeles. Enquanto ele busca sucesso com jazz, ela espera por uma chance para se tornar atriz em Hollywood. Quando ambos se encontram, surge uma paixão que pode atrapalhar o objetivo dos dois. A trama é leve e proporciona boas reflexões sobre perdas e ganhos e, principalmente, sobre a insistência em realizar um sonho.

O longa possui uma atmosfera nostálgica deliciosa com bela trilha sonora jazz. Contudo, faltou um ‘gran finale’ com mais emoção. O filme merecia uma conclusão surpreendente e isso quase acontece. Entretanto, isso não tira o brilho da produção  que homenageia Los Angeles (o 'La La' do título) e sua Hollywood que já nos agraciou com inúmeros e inesquecíveis musicais.

La La Land: Cantando Estações (La La Land)
2016, EUA - 128 minutos
Comédia / Musical
Direção: Damien Chazelle
Roteiro: Damien Chazelle
Elenco: Emma Stone, Ryan Gosling, Finn Wittrock, J. K. Simmons, Anna Chazelle, Bobo Chang, Callie Hernandez, Claudine Claudio, Damon Gupton
Cotação: * * * *