quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Roma

"Roma", dirigido por Alfonso Cuarón, aborda o cotidiano de uma família de classe média na Cidade do México, nos anos 70. A narrativa da ênfase na vida de uma empregada doméstica que participa ativamente das consequências sofridas por essa família decorrentes de diversos acontecimentos que afetam a vida de todos. O

 resultado de tudo isso é um drama que emociona pelo belo senso de humanidade de seus personagens. A simplicidade, a mise-en-scène detalhista e as pequenas reviravoltas que surgem em momentos pontuais da narrativa fascinam e cativam o espectador.

A fotografia também é outro fator que chama a atenção. Além da estética crua em preto-e-branco valorizar a dramaticidade em cena, outros elementos se destacam por imprimirem um realismo interessante, como a câmera quase estática de movimentos sutis, alguns planos-sequências e enquadramentos que mesclam planos fechados e abertos.

Claro, o ritmo lento e o excelente trabalho do elenco também contribuem para esse processo, sem contar a direção sensível de Cuarón que faz de "Roma" a obra-prima de sua carreira.

Roma
2018, MEX - 135 minutos
Drama
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón
Elenco: Daniela Demesa, Diego Cortina Autrey, Marina de Tavira, Yalitza Aparicio, Andy Cortés
Cotação: * * * * *