sexta-feira, 6 de julho de 2018

Os Incríveis 2

Finalmente! Após hiato de 14 anos, a Disney/Pixar nos entrega a tão esperada continuação de “Os Incríveis” (2004) que ainda é, diga-se de passagem, uma das melhores produções de super-herói sem pertencer ao 'eixo' Marvel/DC Comics. “Os Incríveis 2” retoma e amplia o conceito de família discutido no longa anterior, e o resultado é tão bom quanto.

A trama se inicia logo após os eventos do primeiro longa, com a família Pêra tentando impedir a ameaça de um misterioso escavador, aquele com cara de toupeira. 

Depois de um rastro de destruição e de uma frustrada ação sobre esse vilão, toda aquela atmosfera criada no filme original, de que a sociedade não precisa de super-heróis, volta a atingir os protagonistas que passam a viver, novamente, no anonimato.

É a partir daí que o roteiro toma novos rumos, quando Helena, a Mulher-Elástico, é escolhida por um milionário para iniciar uma campanha que visa a resgatar a concepção de que os heróis são importantes e necessários para combater o mal. Com isso, Beto Pêra, o Senhor Incrível, se encarrega dos afazeres domésticos e, principalmente, de cuidar do bebê Zezé que surpreende ao demonstrar inúmeros superpoderes.

Um dos fatores que favorecem o acerto de “Os Incríveis 2” é a manutenção do competente diretor e roteirista Brad Bird, que também exerceu essas funções no original. O clima descontraído, o delicioso ambiente sessentista, as piadas situacionais pontuais e o dinamismo entre os personagens continuam sendo um ótimo alicerce para a narrativa.

O assunto 'família', que, inevitavelmente, desencadeia várias e proveitosas ‘sub discussões’ sobre comportamentos e relacionamentos, está mais em evidência. Isso comprova que o filme 'envelheceu' bem ao contextualizar algumas situações como, por exemplo, a inserção do empodeiramento feminino. Além de dar foco maior na Mulher-Elástico, o roteiro brinca com a inversão de papéis nas famílias modernas. Embora não tenha tanta profundidade, já que se trata de uma produção infantil, essa circunstância é apresentada sem quaisquer atritos e com muito bom humor.

Apesar não ter o frescor da novidade como no original, já que essa sequência surge após o 'boom' do subgênero de super-heróis, “Os Incríveis 2” possui um texto equilibrado, boas cenas de ação e segue tendo um timing cômico que agrada crianças e adultos na mesma intensidade. Destaque para o bebê Zezé, que rouba a cena em diversos momentos!

Os Incríveis 2 (Incredibles 2)
2018, EUA - 127 minutos
Animação / Infantil
Direção: Brad Bird
Roteiro: Brad Bird
Elenco: Craig T. Nelson, Holly Hunter, Samuel L. Jackson, Sarah Vowell, Bob Odenkirk, Brad Bird, Catherine Keener, Huck Milner, Isabella Rossellini, John Ratzenberger, Jonathan Banks, Sophia Bush
Cotação: * * * *