segunda-feira, 17 de junho de 2019

MIB: Homens de Preto - Internacional

"MIB: Homens de Preto - Internacional" possui uma coisa legal: em cada parte do mundo há uma agência de vigilância e controle de extraterrestre na Terra. Sendo assim, a narrativa aborda a 'filial' de Londres onde vemos outra dupla de agentes que terá a missão de salvar o planeta de ameaças externas.
 
Até aí, tudo 'Ok', já sabemos que estamos diante de um quarto filme da franquia com um conteúdo 'mais do mesmo'. Entretanto, esse clichê é mal trabalhado. Não se trata se a história é boa ou ruim ou se as atuações são convincentes ou deixam a desejar. O problema está nas decisões por trás do 'neuralizador', digo, câmeras.

"MIB" não é para se levar a sério. Não podemos exigir tanto dos elementos fantásticos e da premissa clássica de 'salvar o mundo' que existem para divertir o espectador. Apesar disso, esse universo e suas minúcias absurdas ainda funcionam, como as novas engenhocas, os novos alienígenas bizarros (e outros fofos), os exageros das cenas de ação, entre outras coisas. O que não funciona é o fraco roteiro, que desenvolve mal determinadas situações, e a direção ruim de F. Gary Gray, que não consegue dar ritmo e criatividade ao longa.
 
Uma das ferramentas cinematográficas que inicia o processo de convencimento do público sobre a trama é o roteiro. É ele quem vai, digamos, atrair outras peças para que o diretor faça uma montagem harmônica das engrenagens com a finalidade de se contar uma boa história nas telonas. Como isso é percebido? De um modo geral e resumido, é por meio de diálogos e pela exposição de situações definidas que devem acontecer em tela. As decisões dessas características afetam os rumos da narrativa, sejam eles coerentes ou não.
 
Diálogos confusos ou com excesso de exposição, o humor e seu encaixe no texto, personagens mal/pouco desenvolvidos e pequenas reviravoltas repentinas ('Deus ex-máquina') que ditam as ações dos protagonistas são alguns dos problemas recorrentes de roteiros ruins. Esses aspectos soam como deméritos em "MIB: Homens de Preto - Internacional". Se o roteiro não ajuda, a direção deve ter uma autonomia para contornar as adversidades.
 
E o diretor, como faz para melhorar o filme? Trabalhando em conjunto com o montador para cortar diálogos ou eliminar cenas desnecessárias ou deslocá-las dentro da linha narrativa e fazer alterações no texto de algumas cenas sem fugir da ideia principal do roteiro. Dependendo de como foram feitas as intervenções, o diretor pode proporcionar um ritmo mais dinâmico, qualidade que faltou aqui nos atos finais. 

Ahhh, claro, o mais importante: criatividade. Além de ser primordial para os processos citados anteriormente, ser criativo no desenvolvimento do visual e nas sequências de ação podem abafar a ruindade do script. Entretanto, F. Gary Gray não obteve êxito nesse quesito. O primeiro terço do longa é bem objetivo e divertido. No entanto, à medida que o filme avança, a direção parece perder a harmonia de quase tudo resultando em longa arrastado, com emoção nula e com cenas de ação pouco empolgantes.
 
O que dá certo no filme? As poucas referências aos longas anteriores são sempre bem vindas, duas ou três piadinhas funcionam e a dupla de protagonista não decepciona (apesar de achar que Will Smith e Tommy Lee Jones são mais afinados). Falando nisso, os carismáticos Chris Hemsworth e Tessa Thompson reeditam a parceria que foi sucesso em "Thor: Ragnarok".
 
E os efeitos visuais? Há uma oscilação de verossimilhança e artificialidade, mas, no geral, os efeitos não chegam a ser um problema. Acerta mais do que erra.
 
Enfim, esse novo "MIB" é o mais descartável dentre os antecessores. Parece que foi feito as pressas para aproveitar a moda de 'expansão de universos cinematográficos'. Os produtores perderam a chance de revitalizar a franquia e prepará-la para um crossover com os personagens dos filmes anteriores. Já imaginou? Seria legal demais! Contudo, não coloque o óculos escuro e olhe direto para a parte superior do neuralizador. Preste a atenção... 3, 2, 1... "MIB: Homens de Preto - Internacional" não existe, o que você viu foi apenas uma boa ideia que colocaram na sua cabeça.
 
MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black International)
2019, EUA - 115 minutos
Ficção Científica/Aventura
Direção: F. Gary Gray
Roteiro: Art Marcum, Lowell Cunningham, Matt Holloway
Elenco: Chris Hemsworth, Emma Thompson, Liam Neeson, Rafe Spall, Rebecca Ferguson, Tessa Thompson, Anatole Taubman, Bern Collaco, John Kamau,  Kumail Nanjiani
Cotação: *