segunda-feira, 29 de abril de 2019

Vingadores: Ultimato

(SEM SPOILERS) 11 anos, 3 fases e 22 filmes com narrativas independentes que possuem detalhes que interligam todos em um universo de heróis compartilhado. Um projeto audacioso que deu certo, fez história no cinema e marcou gerações. "Vingadores: Ultimato" finaliza um ciclo iniciado em 2008 com "Homem de ferro" e põe um ponto final em algumas narrativas. E essas conclusões, quanta emoção, meus amigos! Quanta celebração!
 
O filme possui 3 horas de duração que passarão em um 'estalar de dedos'. Você nem irá perceber. O longa é uma continuação direta de "Vingadores: Guerra Infinita". Após Thanos dizimar metade dos seres vivos, os sobreviventes vivem em um mundo pós apocalíptico repleto de amargura. Há um clima fúnebre. Todos aprendem a conviver com essa realidade nem que seja na base da terapia de grupo.
 
Os primeiros minutos são melancólicos e silenciosos (quase não há trilha sonora). A atmosfera de luto é dominante e o espectador sente toda a tristeza dos personagens. Tudo é trabalhado em um ritmo lento e eficaz. A esperança aflora na narrativa quando surge Scott Lang (não é spoiler, isso está nos trailers), o Homem-Formiga com uma ideia mirabolante, talvez a única teoria acertada por muitos, para tentar reverter o estrago feito por Thanos. À medida que a história avança, o ritmo ganha dinamismo e as cenas de ação espetaculares surgem para contagiar e preparar os espectadores para o clímax épico.
 
A partir daí, qualquer informação é um spoiler que pode prejudicar a experiência de quem quer se surpreender. O que posso dizer é que tudo está em harmonia e prepara o espectador para se delirar em um final apoteótico. É impressionante como toda essa construção de mundo é coesa, bem montada, bem organizada e bem desenvolvida. Há uma certa lógica em todas as reviravoltas que acontecem, principalmente nas soluções para resoluções de problemas (até aquilo que você não concordar há um sentido dentro do contexto proposto). O roteiro até possui pequenos furos (que não prejudicam no resultado final), mas amarra tudo de uma forma extremamente eficiente. O 'amarrar tudo' digo todo o universo compartilhado. Há uma homenagem a todas as outras produções do selo Marvel Studios (ou quase todas) e, com isso, inúmeros easter eggs pipocam na tela para nos fazer rir e emocionar. Easter Eggs não só do universo cinematográfico (com abordagens diferentes de alguns personagens) e de seus bastidores, mas também muitas referência aos quadrinhos.
 
Falando em rir, o roteiro ainda abre espaço para o humor rasteiro e situacional em meio a tragédias. Por incrível que pareça, a mistura da comédia com o drama é dosada com perfeição. Ambos os gêneros aparecem na tela de maneiras pontuais. A sensibilidade dramática é um dos destaques. A empatia criada durante os 11 anos de MCU tem um peso diferente em "Ultimato". Se não nos emocionamos nos longas anteriores (com exceção de "Guerra Infinita"), as sensações de alívio, esperança, empoderamento e despedida, aqui, nos fazem importar ainda mais com os protagonistas. Com isso, vem arrepios de emoção a cada cena épica que acontece diante de nossos olhos. Aplausos e lágrimas dividem espaços fazendo com que o espectador saia do cinema satisfeito com uma experiência ímpar que acabou de presenciar. É emblemático! Prepare-se, o efeito apoteótico pode durar horas e até dias. É uma diegese perfeita e vibrante como não se via há muito tempo. Irmãos Russo (diretores do filme), roteiristas e a todos da Marvel Studios/Disney, palmas de pé para vocês!
 
O que podemos esperar para o futuro cinematográfico da Marvel? Homem-Aranha, Pantera Negra, Viúva Negra, Doutor Estranho, Shang-Chi (o primeiro herói oriental), Os Eternos e Capitã Marvel já possuem projetos para novos filmes. A plataforma de streaming da Disney, que será lançada em breve, também já anunciou novidades, como as séries de 'Falcão e Soldado Invernal', 'Feiticeira Escarlate' e 'Loki'. Segundo informações do CEO da Marvel Studios Kevin Feige, a próxima fase desses heróis irá misturar TV e cinema para o compartilhamento de universo. Sem falar na entrada de "X-Men" e "Quarteto Fantástico", recentemente readquiridos pela Disney, que deverão ser utilizados em algum momento. Portanto, podemos esperar mais aventura e diversão para a próxima década.
 
Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame)
2019, EUA – 183 min
Aventura/Ação/Drama/Comédia
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus, Jack Kirby, Jim Starlin, Stan Lee, Stephen McFeely
Elenco: Robert Downey Jr., Bradley Cooper, Brie Larson, Chris Evans, Chris Hemsworth, Danai Gurira, Don Cheadle, Jeremy Renner, Josh Brolin, Karen Gillan, Mark Ruffalo, Paul Rudd, Scarlett Johansson, Angela Bassett, Anthony Mackie, Benedict Cumberbatch, Benedict Wong, Callan Mulvey, Chadwick Boseman, Chris Pratt, Cobie Smulders, Dave Bautista, Elizabeth Olsen, Emma Fuhrmann, Evangeline Lilly, Frank Grillo, Gwyneth Paltrow, Hayley Atwell, Hiroyuki Sanada, Jacob Batalon, James D'Arcy, Jim Starlin, Joe Russo, John Slattery, Jon Favreau, Ken Jeong, Kerry Condon, Letitia Wright, Linda Cardellini, Marisa Tomei, Maximiliano Hernández, Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Natalie Portman, Pom Klementieff, Rene Russo, Robert Redford, Ross Marquand, Samuel L. Jackson, Sean Gunn, Sebastian Stan, Stan Lee, Taika Waititi, Tessa Thompson, Tilda Swinton, Tom Hiddleston, Tom Holland, Ty Simpkins, Vin Diesel, William Hurt, Winston Duke, Yvette Nicole Brown, Zoe Saldana
Cotação: * * * * *