quinta-feira, 25 de julho de 2019

O multiverso está vivo!

É dona Marvel, você me enganou direitinho! Você jogou a ideia de multiverso em "Homem-Aranha: Longe de Casa" e isso não aconteceu. Fiquei frustrado com o longa do 'cabeça de teia' e a culpa é sua, Marvel Studios (ou do Mysterio?)! Mas... a minha frustração passou quando você anunciou todos (ou quase todos) os longas da fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) na Comic-Con, realizada no último fim de semana, em San Diego, nos Estados Unidos.

A única pontinha de esperança para a ideia de multiverso, prometida em "Homem-Aranha: Longe de Casa", foi uma cena entre os créditos finais em que aparece o personagem J. Jonah Jameson, interpretado pelo ótimo ator J. K. Simmons. Curiosamente, são os mesmos personagem e ator da trilogia original. Aqui, ele aparece de uma maneira diferente. E é esse 'diferente' que nos enche de esperança com a ideia do multiverso. Ou seja, J. Jonah Jameson da trilogia antiga faz parte de uma dimensão temporal diferente do J. Jonah Jameson que aparece em "Homem-Aranha: Longe de Casa".
 
Pegando como base os novos filmes da Marvel Studios a serem lançados, certamente veremos algum vislumbre do multiverso após o dia 07 de maio de 2021, data prevista para o segundo longa de Doutor Estranho intitulado "Multiverse of madness". A sequência de Doutor Estranho ainda contará com a participação da Feiticeira Escarlate que terá uma série no Disney+ nominada de "WandaVision". Quem conhece a origem e o poder de Wanda, sabe que ela pode ser uma peça fundamental para adaptar a ideia do multiverso e influenciar na existência de certos mutantes.  
 
 
Sim, "WandaVision" será uma série que estará disponível na primavera de 2021 no sistema de streaming da Disney que está lançado ainda em 2019, nos Estados Unidos. Falando nisso, a Marvel Studios surpreendeu ao lançar a ideia de interagir produtos/mídias diferentes em uma mesma linha narrativa e no mesmo universo. Com isso, para entender o que se passará em um determinado filme, você terá de acompanhar alguma série que estará disponível na 'plataforma do Mickey' (Netflix deve estar tremendo com essa concorrência). Além de "WandaVision", foi confirmada as séries de "Falcão e Soldado Invernal" (fim de 2020), "Loki (primavera de 2021), "What if?" (verão de 2021) e "Gavião Arqueiro" (outono de 2021). Todos os protagonistas serão interpretados pelos mesmos atores que conhecemos até a fase 3.
 
 
Dessas séries, o destaque vai para "What if?", uma animação que tem uma premissa super curiosa e que mencionará os eventos da Saga do Infinito (fases 1 a 3). Será mais ou menos isso: 'se algo ou ação ou decisão fosse assim, como seria?'. Isso abrirá um leque de situações alternativas interessantíssimas! "No momento estamos focando, para a primeira temporada, em tudo que você sabe sobre os 23 filmes da Saga do Infinito. Vamos adicionar uma mudança e ver como a história teria sido diferente", explicou o chefão da Marvel Studios, Kevin Feige, na San Diego Comic-Con.
 
 
A história de um dos episódios foi confirmada e envolve Peggy Carter e Steve Rogers. O que teria acontecido se ela tivesse ganhado o soro do super soldado no lugar dele? Demais, não?! Claro, os dubladores da série reprisarão seus personagens do cinema, como Michael B. Jordan, Sebastian Stan, Josh Brolin, Mark Ruffalo, Tom Hiddleston, Chadwick Boseman, Chris Hemsworth, Paul Rudd e Natalie Portman, entre outros.
 
Voltando para os filmes, foram anunciados: "Viúva Negra" (01/05/2020), "Os Eternos" (06/11/2020), "Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings" (12/02/2021), o já mencionado "Doctor Strange in the Multiverse of Madness" (07/05/2021) e "Thor - Love and Thunder" (05/11/2021). Ué, tá faltando coisa aí!
 
 
Sim, está faltando, pelo menos, 5 produções. Três delas já anunciadas anteriormente, como "Guardiões da Galáxia Vol.3", "Pantera Negra 2" e "Capitã Marvel 2". Outra confirmada é "Blade", que foi anunciada no painel da Marvel Studios, na San Diego Comic-Con, mas sem data de estreia e sem mencionar em qual fase o caçador de vampiros fará parte. E "Vingadores", não vai ter mais? Calma lá! Vai ter mais, sim! Um produto como esse não pode acabar, ainda mais que o último se tornou a maior bilheteria da história ao superar os US$ 2.789 bilhões de "Avatar". Até o momento, "Ultimato" tem expressivos US$ 2.791 bilhões arrecadados ao redor do planeta.
 
Quais serão os personagens que podem aparecer por causa do multiverso? Como Blade se encaixaria no MCU compartilhado? Do nada apareceriam vampiros na Terra? O multiverso pode ser uma brecha para que o 'caçador de sanguessugas' venha de outra dimensão para fazer parte da linha narrativa 'oficial' do MCU. Uma tímida revelação, mas boa notícia, é a confirmação de Kevin Feige sobre o desenvolvimento de um filme do Quarteto Fantástico!
 
 
Não foi só isso. Feige também cogitou utilizar os X-Men em um futuro próximo. Acredito que o quarteto não precisaria de um multiverso para existir na atual linha temporal, ao contrário de os mutantes que seria mais coerente utilizar desse argumento para serem inseridos no MCU.
 
Se Feige ainda disse: "não sobrou tempo para falar sobre os Mutantes". Quer dizer que teremos mais novidades sobre o MCU (e dos projetos em andamento que não foram citados na Comic-Con) na D23 Expo! Esse evento, que será realizado nos dias 23 e 24 de agosto próximos, é uma espécie de Comic-Con apenas com produtos Disney.
 
 Parece que a fase 4 fará uma introdução ao multiverso para, de fato, estabelecê-lo de vez a partir de 2022, quando se inicia a fase 5. Até lá, meu amigo(a), dê um jeito de segurar a ansiedade, ok?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário