segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Se você acha os filmes da saga "Velozes & Furiosos" exagerados é porque você não viu este derivado da franquia "Hobbs & Shaw". A produção, estrelada e produzida por Dwayne Johnson e Jason Statham (ambos reprisam seus personagens), ignora qualquer regra da física nas sequências de ação. Apesar disso, o longa é muito divertido!
 
"Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw" é absurdo ao extremo. Só não é ruim porque nada é levado a sério. Isso fica claro desde o início quando a pegada galhofa toma conta da atmosfera que contorna o filme. Portanto, recomendo desligar o cérebro por duas horas para que o entretenimento funcione.

Ser despretensioso é a melhor coisa que o roteiro oferece. Isso beneficia o carisma dos protagonistas que destilam diálogos ácidos e engraçadíssimos. Quem conhece, já sabe que os personagens se odeiam. Mas, como diz o ditado: 'os opostos se atraem'. Nada melhor que o humor e suas inúmeras gags situacionais (as disputas de comparações entre eles são as melhores) para fazer essa fusão de forças.
 
Sim, galhofa! Tudo é em tom de brincadeira. Inclusive, o filme parece uma comédia de ação dos anos 90. E brincar com 200 milhões de dólares de orçamento nas mãos pode ser bastante divertido. Foi o que fez o diretor David Leitch ao aliar muita grana com sua experiência em comandar cenas de ação mirabolantes. Não é atoa que ele é uma das atuais referências do gênero ao lado de Chad Stahelski, ambos dirigiram o primeiro "John Wick". Depois, o cineasta se aventurou em "Atômica" e "Deadpool 2".
 
Ainda que não sejam marcantes, as sequências em "Hobbs & Shaw" são espalhafatosas e, muitas vezes, ilógicas, mas sempre bem dirigidas. A boa direção de Leitch faz a diferença. Há bom uso de câmeras lentas, o senso de escala é bem trabalhado e a edição, embora tenha momentos frenéticos, não prejudica a geografia das cenas (nada fica confuso). Além disso, os efeitos visuais são eficientes e contribuem para que o exagero fique bem feito. A absurdidade é tão grande que tudo se torna cômico e aceitável.
 
Ah, sim, a história. Hobbs e Shaw são convocados por suas agências para deter Brixton (bem interpretado por Idris Elba), um anarquista geneticamente aprimorado que está atrás de uma arma biológica perigosa que pode alterar a humanidade para sempre! Ah... outra parte legal do roteiro é mostrar um pouco da origem dos personagens. Atente para algumas participações especiais durante a projeção.
 
Se fizer dinheiro nas bilheterias, pode ter certeza que "Hobbs & Shaw" ganhará uma continuação. Se isso acontecer, Dwayne Johnson e Jason Statham adorariam ter uma franquia longe de Vin Diesel, não é mesmo? Quero o próximo desafio no espaço, pode ser? (rs...)
 
Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (Fast and Furious Presents: Hobbs and Shaw)
2019, EUA – 136 minutos
Comédia / Ação
Direção: David Leitch
Roteiro: Chris Morgan
Elenco: Dwayne Johnson, Idris Elba, Jason Statham, Vanessa Kirby, Akie Kotabe, Alex King, Cliff Curtis
Cotação: * * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário